CONVITE: ATO PÚBLICO - CURITIBA/PR

23/04/2009

PRIORIZANDO NOSSA LUTA HISTORICA NA DEFESA DO TRABALHADOR
SEGUINDO ORIENTAÇÃO DO MUNDO SINDICAL E DO NOSSO PRESIDENTE RICARDO PATAH, A SECRETARIA NACIONAL DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO DA UGT E SUAS ENTIDADES SINDICAIS NÃO PODEM DEIXAR DE MANIFESTAR SUA INDIGNAÇÃO E AUTENTICAR NOSSA TRAJETORIA EM QUESTÕES DE SUMA IMPORTANCIA, QUE É A SAUDE DOS TRABALHADORES.

A SECRETARIA NACIONAL
A UGT ESTADUAL DO PARANÁ
A UGT ESTADUAL DE SANTA CATARINA, E O SINDICATO DOS TECNICOS DE SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO NO PARANÁ, SINDICATO DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO DO ESTADO DE SANTA CATARINA ORGANIZARAM UMA GRANDE PASSEATA QUE SE REALIZARÁ DIA 25 DE ABRIL, PROXIMO, EM CURITIBA/PR EM MEMORIA DAS VITIMAS DE ACIDENTES DE TRABALHO, CONFORME MANIFESTO EM:

CONTAREMOS COM A PRESENÇA DE VARIAS AUTORIDADES LOCAIS, POLITICOS, LIDERES SINDICAIS, SOCIEDADE CIVIL E TRABALHADORES LOCAIS E DE OUTROS ESTADOS DE TODAS AS CATEGORIAS.

MAIS UMA VEZ A UGT DEMONSTRA SUA DETERMINAÇÃO NO EMBATE DA LUTA POR UMA SOCIEDADE IGUALITARIA, DEMOCRATICA E SÃ, NÃO SO NO AMBIENTE DE TRABALHO, MAS NA VIDA DA POPULAÇÃO.

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

É um dia para chamarmos a atenção e denunciar o aumento de acidentes e doenças do trabalho por falta de Políticas Públicas, Campanhas de Prevenção e investimentos na Fiscalização.

O movimento sindical em todo o mundo dedica este dia à memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. A OIT, desde 2003, consagra este dia à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho.

O objetivo de lembrar os mortos é fortalecer a luta pelo trabalho decente. É uma forma de protesto!

Não aceitamos que os acidentes e as doenças do trabalho sejam consideradas como parte do trabalho e queremos impedir que existam novas vítimas.

É uma forma de chamar a atenção da sociedade e exigir que a prevenção seja uma realidade.

Assim, o Dia 28 de abril é principalmente uma estratégia de prevenção. Chamar a atenção para indicar caminhos que possam impedir essas mortes.

Além dos acidentes, há as doenças que causam uma espécie de morte: a morte da capacidade de trabalhar. Não há dignidade quando o trabalho danifica os que trabalham.

Hoje, com a crise econômica mundial, existe a tendência de que as condições de trabalho sejam ainda mais precarizadas.

O trabalhador não pode pagar a conta da crise econômica mundial com seu sangue.

Os transtornos mentais provocados pelo trabalho, especialmente a partir do neoliberalismo e com o fenômeno da intensificação dos ritmos de trabalho, tendem a sofrer um sério agravamento.

A União Geral dos Trabalhadores e seus sindicatos filiados não irão deixar esta data passar em branco.