Vitória - Exposição Ayrton Senna abre programação do 1º de Maio Unificado.

23/04/2009

Já está aberta para o público na Galeria Prestes Maia (Vale do Anhangabaú) em São Paulo, a exposição Vitória" uma homenagem aos trabalhadores na figura do piloto Ayrton Senna. O evento marcou a abertura da programação oficial do 1º de Maio Unificado, resultado da parceria entre as centrais UGT (União Geral dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiros) e NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores). Para realização da exposição as centrais firmaram um convênio com o Instituto Ayrton Senna, que este ano celebra 15 anos de sua fundação e até o dia 15 de maio estará expondo na galeria, objetos que marcaram a carreira do piloto. Um dos destaques, é a Lotus amarela pilotada por Ayrton Senna na temporada de 1987. Também poderão ser conferidas mais de 100 fotos da trajetória de Senna, além de troféu (entre eles os das vitórias dos GPs do Brasil de 1991 e 1993), macacões e capacetes do piloto, como os usados no GP Brasil, em 1993
no GP da Europa, em Donington Park, em 1993
o usado em sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP de Portugal, em 1985, e o capacete usado no GP de Mônaco de 1994.

A solenidade que marcou a abertura da exposição, na noite de quarta-feira (dia 22), contou com a participação de diversas lideranças do meio sindical, autoridades políticas e representantes da sociedade civil, com destaque para Viviane Senna, irmã de Ayrton e presidente do Instituto Ayrton Senna.

Ao falar sobre a escolha em homenagear Ayrton Senna, o presidente da UGT, Ricardo Patah, disse que "quando escolhemos homenagear Ayrton Senna o fizemos por causa de sua postura ética e patriótica. Além da determinação permanente de vencer adversidades e conquistar vitórias. A ponto de quinze anos após o termos perdido no Dia do Trabalho de 1994, Ayrton Senna continua a emocionar os brasileiros e continua um exemplo de solidariedade e de inclusão social através do Instituto Ayrton Senna, brilhantemente gerenciado por sua irmã Viviane Senna", afirmou Patah.

Viviane Senna parabenizou a idéia da UGT em promover a exposição dizendo que "é importantíssimo para o Instituto Ayrton Senna a oportunidade de expor objetos usados por Ayrton em diversas competições da Fórmula 1 e que o trabalhador brasileiro nunca teve acesso para ver ao vivo e a cores".

A Exposição é gratuita e estará aberta ao público até o dia 15 de maio.

Victor & Leo

Para o dia 1º de Maio, a partir das 13h a UGT, CTB e Nova Central oferecerão aos trabalhadores um mega-show artístico na Av. São João, confluência com a Praça Júlio Mesquita. A grande atração será a dupla Victor & Leo que se apresentará com exclusividade. Os dois sertanejos não cantarão em outros eventos nesse dia. Também a cantora Leci Brandão fará seu show ao vivo. Além desse estão previstas as presenças de outras duplas, cantores solo e bandas. Às 17h será realizada a parte política, com as centrais sindicais fazendo um balanço da atual situação e apresentando as principais reivindicações dos trabalhadores.

Vitória - Exposição do Ayrton Senna

Local: Galeria Prestes Maia, Vale do Anhangabaú

Período da visitação pública: 23 de abril a 15 de maio - entrada franca

Horário: das 8h00 às 18h (segunda à sexta)

10h às 16h (sábado e domingo)

OBS: Nos dias 1, 2 e 3 de Maio a exposição permanecerá fechada.

1º de Maio Unificado

Local: Av. São João - entre a Av. e a Praça Julio Mesquita

Data: 1º de maio

Horário: a partir das 13h