UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

“Cobrador de ônibus é um agente Social”, afirma Chiquinho, secretário Geral do Sindmotoristas


15/01/2019

Neste dia 15 de janeiro, comemora-se o Dia do Cobrador (a) de Ônibus, um dos profissionais mais importantes das grandes cidades. “O cobrador ele é na verdade um agente social, pois dentro do coletivo ele é o ajudador do motorista no caso de uma manobra, uma ré ou uma colisão, além disso, este é o profissional que auxilia os deficientes, os cadeirantes, os deficientes visuais e as gestantes”, disse Francisco Xavier da Silva (Chiquinho), secretário Geral do Sindmotoristas, entidade filiada à UGT.

 

Chiquinho ressaltou que o Sindicato dos Motoristas, por meio de seu líder Valdevan Noventa, há anos vêm desenvolvendo diversas ações em prol da categoria que vem sofrendo duros ataques, mas o sindicato vem conseguindo manter os postos de trabalho. “Entendemos que se o ônibus não tiver um cobrador para contribuir com o motorista, a cidade perde muito, já que ele desempenha um papel de agente social. É dessa forma que o sindicato dos condutores vê esses grandes profissionais e grandes guerreiros”, explicou o dirigente.

 

O sindicalista salientou o esforço de Valdevan Noventa, presidente do Sindicato, em manter o emprego dos mais de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras da categoria. “São todos pais e mães de famílias, não podemos ver essas pessoas perderem seus empregos”, comentou Chiquinho, que concluiu: “Sabemos que um dia o fim dessa categoria pode acontecer, por esse motivo o Sindicato está desenvolvendo ações para qualificar esses profissionais a exercerem outras funções dentro das garagens, como fiscais de ônibus ou motoristas, por exemplo”, esclareceu.

 

“Já houveram duas ou três investidas de ex-prefeitos que tentaram eliminar a função do cobrador e o sindicato, que tem a obrigação e o dever de defender os trabalhadores, entrou com ações na justiça e conseguiu manter o emprego dessas pessoas.  É claro que as transformações e a tecnologia, a cada ano mais nos pressiona, por isso estamos preparando esses trabalhadores para ocupar outras funções, porque infelizmente entendemos que esse terrível dia poderá chegar”, concluiu.

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.