UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT CE CONTRA A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL.


03/04/2009

Na segunda-feira, dia 30/3, diversas entidades do movimento social estiveram unidas em grandes atos que eclodiram por todo território nacional contra a crise econômica mundial. Em Fortaleza, as entidades saíram em passeata da Praça da Bandeira até a Praça do Ferreira.

Reunindo centenas de manifestantes o ato que contou com a presença da UGT Ceará deixou bem clara a mensagem de que o trabalhador não é culpado pela crise e que, portanto não pode ser responsabilizado pagando o preço dela.

Durante o ato unificado, os trabalhadores deixaram claro que o povo não é o culpado pela crise e não pode pagar o preço por ela. As entidades presentes lembraram que a precarização do trabalho, o arrocho salarial e o desemprego enfraquecem o poder de compra do trabalhador refletindo diretamente na economia do país.

A UGT Ceará junto com as entidades presentes ao ato destacou a importância do corte dos juros e a redução da jornada de trabalho sem redução de salários, além de outras importantes bandeiras do movimento popular.

Abaixo, as propostas da UGT lidas no ato contra a crise:

a) ampliação das parcelas do seguro-desemprego

b) extinção das horas-extras

c) redução da jornada de trabalho sem redução dos salários, de modo a permitir a criação de novos empregos

d) adoção de contrapartidas sociais e de manutenção de emprego (e não só do nível de emprego) de todas as empresas/setores econômicos em dificuldades que receberem recursos públicos
ao mesmo tempo, os empréstimos a estas empresas devem ter o acompanhamento dos respectivos sindicatos de trabalhadores de modo a garantir a manutenção do emprego

e) adoção da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Ela proíbe a demissão de um trabalhador a menos que exista para isso uma causa justificada"."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.