UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

PNUD promove curso sobre cidadania e segurança no Distrito Federal


13/11/2018

 

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) promove nos próximos dois meses, em Brasília, o curso Convivência e Segurança Cidadã. Voltada para o poder público e a sociedade civil, a formação aborda temas como desenvolvimento humano, populações vulneráveis, acesso à Justiça, mediação de conflitos e prevenção da violência.

 

De 5 a 8 de novembro, a agência da ONU treinou a primeira das nove turmas que serão capacitadas até o final do ano. “Quando falamos em desenvolvimento, não falamos apenas em gerar renda, mas em criar um ambiente para que o cidadão possa se desenvolver e gerar o desenvolvimento pleno das pessoas”, disse a coordenadora da Unidade de Paz e Governança Democrática do PNUD, Moema Freire, durante a cerimônia de abertura das aulas.

 

A especialista lembrou que os tópicos do curso estão em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de nº 16. Essa meta das Nações Unidas prevê que as sociedades sejam pacíficas e inclusivas, com justiça e instituições eficazes para todos.

 

“Precisamos aterrissar essa agenda, para que ela seja apropriada no âmbito local. Além disso, devemos saber que os gestores públicos se comprometeram com ela e que, por isso, a sociedade precisa conhecê-la para cobrar esses gestores”, acrescentou Freire.

 

Também presente no início do curso, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Cristiano Sampaio, afirmou que “redução dos índices de problemas de segurança pública no DF resulta de um trabalho exaustivo”. “Espero que este curso possa fortalecer os laços e contribuir para uma segurança ainda mais cidadã”, completou o gestor.

 

Convivência e Segurança Cidadã

O PNUD realiza o curso em diferentes países da América Latina há mais de 20 anos. No Brasil, as primeiras capacitações aconteceram em 2007, por meio de uma parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP-MJ). A edição de 2018 é a sexta já realizada no país.

 

 

A formação trata a violência como fenômeno que exige uma resposta multissetorial, com ações tanto de controle e repressão qualificada, quanto medidas de prevenção. Para o PNUD, o problema precisa ser encarado por meio de políticas públicas integradas no âmbito local. As aulas apresentam aos participantes ferramentas para o planejamento e avaliação de estratégias sobre segurança.

 

A próxima turma começará o curso na penúltima semana de novembro de 2018. A capacitação é oferecida pelo programa da ONU em parceria com a Secretaria de Segurança do governo do Distrito Federal.

 

Fonte: ONUBR

 

 

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.