UGT participará da Conferência Nacional de Educação 2018

09/11/2018

Nos dias 21, 22 e 23 de novembro, em Brasília, será realizada a edição 2018 da Conferência Nacional de Educação (CONAE). Com o objetivo de discutir com a comunidade de educadores e a sociedade, de modo geral, o que se avançou em relação as decisões tomadas nas suas duas primeiras edições, o encontro também busca traçar diretrizes para os próximos anos.

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), participará da Conferência, sendo representada por Antônio Bittencourt Filho, secretário de Políticas Educacionais da Entidade, que tem como pilares centrais da sua atuação sindical a luta pelos direitos dos trabalhadores com promoção na construção de políticas públicas voltadas para educação, qualificação profissional, saúde, emprego, distribuição de renda, entre outros.

Entre os temas que serão debatidos durante o CONAE estará o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Sistema Nacional de Educação (SNE), abordando os seguintes eixos:

I - O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

II - Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

III - Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;

IV - Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;

V - Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

VI - Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

VII - Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e

VIII - Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

A UGT, consciente da importância que representa para o presente e para o futuro do país uma educação planejada, bem distribuída e que tenha em conta o desenvolvimento do aprendizado como consequência direta do nível de satisfação do professor, manifesta sua preocupação no sentido de que um dos fortes ingredientes para dar certo este planejamento está nas mãos de quem irá, no dia a dia, executar as tarefas programadas.

“Precisa a eles (as), professores (as), serem oferecidas condições de trabalho, passando por ambientes de salas de aulas adequados, remuneração compatível com a importância da sua missão e oferta de cursos de atualização cientifico/didática. É neste triple que se assenta todo o êxito ou todo o fracasso dos rumos da educação a serem traçados pela 3ª CONAE”, concluiu o professor Bitencourt.

CLICK AQUI E VEJA O DOCUMENTO DE REFERENCIA