UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT recepciona delegação chinesa e reforça laços do intercâmbio bilateral


16/10/2018

Em nome do presidente Ricardo Patah, o Secretário de Relações Institucionais da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Miguel Salaberry Filho, recepcionou a delegação de sindicalistas chineses da Província de Cantão (Guangdong), nas dependências do Instituto de Altos Estudos da UGT/IAE , em 11 de outubro de 2018. No dia anterior os sindicalistas cumpriram agenda em São Paulo, vindo até Brasília para conhecer a sede do IAE e escritório nacional da UGT em Brasília. A visita de intercâmbio prossegue até Chile e Argentina, países onde buscam o conhecimento da estrutura sindical e o estreitamento da relação intercontinental.

 

Liderados por Li Huiwen, vice-diretor do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo (NPC), os representantes orientais chegaram ao Brasil dias após a realização do primeiro turno das eleições gerais, em um contexto em que o sindicalismo nacional ainda absorve o impacto da reforma trabalhista, que alterou mais de 100 artigos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e tornou facultativo o imposto sindical. O NPC é um comitê composto por 150 integrantes com autoridade constitucional de modificar a legislação.

 

Também integraram a comitiva, Li Xuetong, presidente do Sindicato do Setor Público da Província de Cantão (Guangdong); Yang Huihong, Presidente Conselho Executivo do Sindicato municipal de Huizhou, em Cantão; Wag Haiquan, Diretor do Escritório Geral do Conselho Sindical de Cantão, e Xu Guosheng, Diretor do Departamento Internacional do Conselho Sindical da Província.

 

UMA ENTIDADE EM FAVOR DO MUNDO

 

Em apresentação feita por Moisés Balestro e Danilo Nolasco, professores da Universidade de Brasília (UnB) e consultores do IAE, uma exposição da atuação do Instituto e da própria Central, a partir do desempenho das chamadas think tank, conceito que faz referência às instituições dedicadas a produzir e difundir conhecimento e estratégias sobre assuntos vitais, de natureza política, social, econômica ou científica. O propósito é aproximar o IAE das entidades sindicais chinesas, que já estruturaram uma faculdade e um centro de pesquisa.

Doutor em Ciências Sociais, Balestro apontou a importância de influenciar o processo de tomada de decisões e elaboração de políticas públicas. Tais instituições (Think Tank) são as principais propulsoras de ideias no Brasil e na América Latina. O catedrático relacionou ações do IAE, destacando os documentos “O Papel das Centrais Sindicais na Formulação de Políticas Públicas”, “Relação entre as Centrais Sindicais e o Congresso Nacional”, “O Futuro do Trabalho no Brasil” e “Reforma Fiscal y Políticas Sociales”, publicado em espanhol.

 

O jornalista e cientista político André Luis dos Santos, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), ressaltou os onze anos de intercâmbio entre a UGT e o sindicalismo chinês, que tem propiciado intensa troca de conhecimentos acerca da organização sindical. Para o analista, a visita tornou possível o conhecimento do Congresso Nacional brasileiro e a recém aprovada reforma trabalhista e também a oportunidade de questionar os sindicalistas chineses sobre a postura adotada relativamente aos direitos trabalhistas.

 

Partindo do processo de globalização mundial, o analista vislumbra a possibilidade em que as legislações sigam o mesmo curso e que passem a vigorar em esferas globais do planeta. A própria China alterou a legislação em que contempla a jornada de trabalho de 40 horas semanais, com cinco dias trabalhados, ou uma carga de oito horas diárias, de segunda a sexta-feira. O modelo anterior estendia a jornada, que pode ser diminuída a partir do progresso econômico.

 

PAIM RECEPCIONA CHINESES

 

Miguel Salaberry Filho conduziu a delegação até o Senado Federal, local em que conheceram o senador Paulo Paim, reeleito com 1,8 milhão de votos. O diretor do IAE aproveitou a ocasião para saudar o desempenho eleitoral do petista e destacar a atuação que lhe valeu projeção no cenário internacional. “O senado Paulo Paim já um representante dos trabalhadores de todo o mundo”, afirmou o secretário da UGT.

 

Paim disse estar honrado com a visita da comitiva chinesa, que veio conhecer o Parlamento do Brasil e manifestou gratidão à UGT pelo reconhecimento da representatividade do movimento sindical no Congresso.

 

Salaberry, que já havia indagado junto aos sindicalistas visitantes sobre a forma com que é organizado sindicalismo na China, discordou da existência de sindicatos por empresa, cujos representantes são indicados pelo Partido Comunista. O ugetista, que se define como “socialista democrático”, classificou de inoportuna a intervenção do governo, que limita a liberdade sindical, mas sugeriu novo encontro em 2019 em que sejam melhor debatidas as duas realidade.

 

CANTÃO É MOTOR DA ECONOMIA CHINESA

 

Censo realizado em 2010 apontava população provincial de 104,3 milhões de habitantes, dos quais mais de 12 milhões habitam a capital Cantão. A província está localizada ao Sul da China é o motor econômico do país, desde as reformas liberais dos anos 80, quando passou da fabricação de manufaturas baratas à Tecnologia de Inovação. Cantão é responsável pela exportação de 99% das exportações chinesas de drones.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.