UGT firma protocolo com Estado na área da qualificação profissional.

26/03/2009

A UGT (União Geral dos Trabalhadores) e a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico assinaram, na tarde desta quinta-feira (26) um protocolo direcionado à educação, através de cursos profissionalizantes. Pela UGT assinou seu presidente Ricardo Patah e, pelo governo do Estado,o titular da pasta, Geraldo Alckmin. A cerimônia foi realizada no auditório da própria UGT (Rua Formosa, 367 - 4º andar) e contou com a presença de dezenas de lideranças sindicais e políticos

Para o presidente Patah o ato, embora emblemático, é de uma força fundamental, porque através dessa atividade conjunta com a Secretaria do Desenvolvimento a UGT dá um passo importante ingerindo na política da qualificação desses institutos que têm cursos formidáveis que, certamente, trarão aos trabalhadores o aprendizado e oportunidades de empregos", disse. Ricardo Patah ressaltou que com a assinatura desse documento a UGT dá um passo decisivo a favor dos trabalhadores e trabalhadoras em direção à educação, a informação e a qualificação profissional que são os elementos essenciais para vencer a crise.

Para o secretário Geraldo Alckmin, o convenio tem dois objetivos. Um está relacionado a um conjunto de medidas para preservar o emprego e a geração de novas frentes de trabalho. Citou algumas iniciativas da atual administração estadual como a desoneração de investimentos, apoio a exportações, investimentos públicos, apoio à pequena empresa e a criação do Fundo de Aval. "Outra medida é com respeito a educação profissional. O Estado de São Paulo tem a maior rede de escolas técnicas e faculdades de tecnologia e seus cursos têm alta empregabilidade. De cada cinco jovens da Fatec, quatro saem empregados e em cada 10 do curso da ETEC, nove conseguem emprego", esclareceu.

Geraldo Alckmin destacou que a melhor resposta contra a crise é o desenvolvimento humano. "É investir nas pessoas e esse é o nosso maior desafio, por isso estamos aqui na UGT", falou. De acordo com o convênio firmado, Secretaria e UGT passarão a discutir quais cursos deverão ser implantados ou aumentados para atender a demanda. No Estado de São Paulo existem 46 FATECs em funcionamento e outras 157 escolas técnicas."