UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT promove roda de conversa sobre o câncer de mama


03/10/2018

Como parte das atividades do Outubro Rosa – campanha que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, a Secretaria da Mulher da União Geral dos Trabalhadores (UGT), em parceria com a Secretaria da Mulher do Siemaco, sindicato filiado à UGT, realizou, nesta quarta, 3, a “Roda de Conversa sobre o Câncer de Mama  – Conhecer para Prevenir”.

 

O evento aconteceu na sede do Siemaco, em São Paulo, e contou com a participação de sindicalistas, militantes de movimentos sociais e sociedade civil de diversos locais do Brasil, como Rio de Janeiro, Paraná, Caxias do Sul, Piracicaba, Ribeirão Preto, entre outros.

 

A mesa de abertura foi composta pela secretária da Mulher da UGT Nacional, Regina Pessoti Zagretti; por Débora Machado, secretária de Organização e Políticas da UGT São Paulo; Moacyr Pereira, presidente do Siemaco e secretário de Finanças da UGT Nacional; e Manassés de Oliveira, presidente do Siemaco de Curitiba.

 

Regina ressaltou que o Outubro Rosa deve ser considerado apenas um “start”. “É importante nos cuidarmos todos os meses! Temos que fazer o autoexame constantemente e ir ao médico, ao menos, uma vez por ano. Apesar de toda dificuldade imposta pela reforma trabalhista, seguimos firmes com campanhas de conscientização e sensibilização da sociedade.”

 

O presidente do Siemaco falou da importância da informação atingir o máximo de pessoas possível: “Espero que vocês aprendam bastante nessa roda de conversa e, principalmente, que sejam multiplicadores desse tema e da importância do diagnóstico precoce”, disse Moacyr.

 

Na ocasião, Clarísia Ramos, presidente da Unaccam (União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama), e Andrea Ferreira (Ferreirinha), diretora do Siemaco, fizeram uma palestra apresentando como fazer o autoexame, os principais sintomas do câncer de mama, a importância de se procurar o médico, e outros assuntos, sempre visando conscientizar e criar multiplicadores pela saúde. Também houve depoimentos de mulheres que passaram pela doença e se curaram.

 

“Se o câncer de mama for diagnosticado no início, há 95% de chance de cura. Daí a importância de estar atento”, explicou Clarísia.

 

 Ao final do evento, Regina Zagretti lançou a campanha “Um lenço vale mais que mil palavras”, cujo objetivo é arrecadar lenços e doar para organizações que atendam mulheres que estejam tratando o câncer. “Todos podem participar, criar postos de coleta em seus sindicatos ou bairro. É muito importante para a mulher que está em tratamento receber esse carinho”, disse a secretária da Mulher da UGT Nacional.

 

 

 

 

Vale ressaltar que a fachada da sede da UGT, localizada na Bela Vista, em São Paulo, ficará iluminada de rosa durante todo o mês de outubro, a fim de chamar a atenção e conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra o câncer. 

 

20181003_1210522.jpg

 

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.