UGT participa do Dia de Ação Mundial dos Trabalhadores Auxiliares de Transporte Aéreo

02/10/2018

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou, na manhã desta terça-feira (02) do Dia de Ação Mundial dos Trabalhadores Auxiliares de Transporte Aéreo. O ato, que ocorreu no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo e foi convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Prestadoras de Serviços Auxiliares de Transportes Aérieos do Estado de São Paulo (Sinteata).

O evento reuniu militantes do Sindicato de Motoboys, Siemaco e Comerciários de São Paulo e contou com o apoio da Conascon, Femaco, Federação de Sindicatos Globais (ITF) e a UNIGlobal Union e SEIU (Service Employees International Union).

A ação, que teve como objetivo levar ao conhecimento da população a real situação dos trabalhadores e trabalhadoras auxiliares de transporte aéreo em todo o mundo, aconteceu em 50 aeroportos em diversos países. “Independentemente de qual país esteja ou qual língua fale, os trabalhadores querem as mesmas coisas: salários dignos, e melhor qualidade de vida para eles e para suas famílias”, explicou Josimar Andrade, diretor do Sindicato dos Comerciários de SP.

Paulo Henrique dos Santos Oliveira, presidente do Sinteata enfatizou a importância da ação para defender os interesses dos trabalhadores. “Em todo o mundo, as companhias aéreas estão reduzindo os salários e benefícios dos funcionários que prestam serviço e o usuário precisa saber disso”.

Segundo Paulo, é inadmissível os trabalhadores e trabalhadoras estejam gerando bilhões em lucros para as companhias aéreas, as custas do aumento de jornada e redução de salários.