UGT promove capacitação sobre a Previdência Social

25/09/2018

Na manhã desta terça-feira, 25, o Sindiapi-UGT (Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da União Geral dos Trabalhadores), em parceria com a Centrape (Central dos Aposentados), realizou uma palestra, na sede da UGT, em São Paulo, sobre “Educação previdenciária no movimento sindical”.

O objetivo é capacitar sindicalistas para torná-los multiplicadores em Previdência Social, possibilitando que eles orientem os trabalhadores de suas bases sobre as regras de acesso ao benefício, sobre seus direitos, como calcular valores, entender os processos de revisão previdenciária, etc.

“O dirigente sindical deve assumir seu papel de sujeito da ação coletiva e transformador da realidade. Seja no campo sindical ou social, essa capacitação permite que ele oriente os trabalhadores ativos ou inativos e se aproxime ainda mais do trabalhador da sua categoria”, explica Natal Leo, presidente do Sindiapi, que disse, ainda, que, no Brasil, há 27 milhões de aposentados, sendo 10 milhões só em São Paulo.

Erledes Elias da Silveira, diretor do Sindiapi e coordenador da Secretaria de Organização e Políticas Sindicais da UGT, complementou: “Estamos vivendo num mundo diferente. E a Revolução 4.0 vai trazer mais mudança e mais desemprego ainda. Vamos aceitar trabalhar, trabalhar, trabalhar e acabou? Não! Precisamos reagir. Daí a importância de entender esse projeto de educação previdenciária e propagá-lo nos sindicatos de todas as categorias. Vamos garantir a dignidade de quem trabalha a vida inteira, contribuindo para o crescimento da nação”.

Participaram da palestra dirigentes de diversas categorias, como padeiros, minérios, condutores, bares e restaurantes, comerciários, motoboys e metalúrgicos.

Aniversário dos ODS

Na ocasião, os participantes também puderam assistir a uma palestra sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada pela coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da UGT, Cristina Palmieri.

A ação é parte do movimento de comemoração pelo aniversário dos ODS, celebrado em 25/09.

Cristina explicou aos aposentados e dirigentes sindicais que, em setembro de 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas) tomou a decisão de alcançar o desenvolvimento sustentável mundial, em suas três dimensões (econômica, social e ambiental), com cultura de paz e parcerias, até 2030. Isso inclui acabar com a pobreza e a fome; combater as desigualdades; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres; assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais; além de criar condições para um crescimento sustentável, inclusivo e economicamente sustentado, prosperidade compartilhada e trabalho decente para todos, tendo em conta os diferentes níveis de desenvolvimento e capacidades nacionais.

Esta iniciativa leva o nome de Agenda 2030 e seu principal mote é não deixar ninguém para trás. Para alcançá-la, foram determinados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com 169 metas.

Em 2016, a UGT atendeu ao chamado da ONU, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil, e implementou a Jornada 2030: 17 Objetivos para Mudar o Mundo.

A coordenadora do Comitê de Sustentabilidade falou, ainda, sobre o Programa Cidade Amiga do Idoso, criado pela Organização Mundial de Saúde e que visa incentivar municípios a adotarem medidas para um envelhecimento saudável e aumentar a qualidade de vida da pessoa idosa, com políticas, serviços, ambientes e estrutura em temas como transporte, moradia, saúde, inclusão social, entre outros.

Categorizado em: Geral,