UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Funcionários do McDonalds fazem paralisação contra assédio nos EUA


20/09/2018

Funcionários do McDonald's realizam nesta terça-feira (18), em dez cidades dos Estados Unidos, uma greve de um dia, inspirada no movimento #MeToo, para denunciar que o gigante do fast-food não trata de maneira adequada as denúncias de assédio sexual em seus estabelecimentos.

 

Os organizadores disseram que a greve foi a primeira do tipo e que tem a intenção de por fim a incapacidade do McDonald's de acabar com as passadas de mão, os comentários lascivos e as propostas sexuais em seus restaurantes. 

 

Inspirados no movimento #MeToo, contra a violência sexual, os funcionários disseram que as suas experiências refletem uma má cultura dos restaurantes, onde o assédio sexual foi normalizado.

 

Em um pequeno protesto em frente à sede da empresa, em Chicago, trabalhadores e simpatizantes seguraram cartazes, cantaram e detalharam exemplos de suas próprias experiências.

 

"Estou em greve e parada hoje aqui pela mudança", disse Theresa Cervantes, uma funcionária de 20 anos do McDonald'sque denunciou seus gerentes de assediarem regularmente seus funcionários.

 

Cenas similares foram vistas em outras nove cidades, incluindo Kansas City, Saint Louis e Durham, onde os funcionáriosmarcharam em protesto diante de alguns estabelecimentos.

 

A greve acontece quatro meses depois de as mulheres que trabalham para o McDonald's em nove cidades do país apresentarem uma denúncia por assédio sexual contra a empresa à Comissão de Igualdade de Oportunidades no Emprego.

 

Os funcionários querem que o gigante do fast-food forme um comitê - integrado por trabalhadores e representantes deorganizações nacionais de mulheres - para abordar o tema doassédio sexual.

 

Em um comunicado, o McDonald's declarou que tem "políticas e procedimentos firmes, assim como treinamento" nos locais detrabalho para evitar o assédio sexual.

 

A rede afirma que contratou especialistas em prevenção e resposta "para promover nossas políticas de maneira que todos os que trabalhem no McDonald's o façam em um ambiente seguro todos os dias".

 

Fonte: Folha de S.Paulo




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.