UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Comitê de Política Monetária mantém taxa básica de juros em 6,5% ao ano


19/09/2018

Decisão já era esperada pelo mercado financeiro. Este é o menor patamar da taxa Selic desde 1999, quando começou a vigorar o regime de metas para a inflação.

 

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu nesta quarta-feira (19) manter a taxa básica de juros (Selic) em 6,5% ao ano.

 

A decisão já era esperada pelo mercado financeiro. Fixado desde março deste ano, este é o menor patamar da Selic desde o início do regime de metas para a inflação, em 1999.

 

A expectativa dos analistas é que a taxa não seja alterada até o fimdeste ano e, em 2019, seja elevada gradualmente até alcançar 8% ao ano.

 

tx_selic19-09.png

 

 

 

 

 

Taxa Selic e inflação

A Selic é a taxa básica de juros da economia e serve como referência para todas as demais taxas cobradas das famílias e empresas.

 

A cada 45 dias, o Copom se reúne para calibrar o patamar da taxa Selic buscando o cumprimento da meta de inflação, fixada todos os anos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

 

Quando a inflação está alta ou indica que vai ficar acima da meta, o Copom eleva a Selic. Dessa forma, os juros cobrados pelos bancos tendem a subir, encarecendo o crédito (financiamentos, empréstimos, cartão de crédito), freando o consumo e reduzindo o dinheiro em circulação na economia. Com isso, a inflação cai.

 

O Copom reduz os juros quando avalia que as perspectivas para a inflação estão em linha com as metas determinadas pelo CMN.

 

A taxa é mantida qundo o Copom identifica o cenário vigente como positivo, mas identifica possíveis riscos para o cumprimento da meta de inflação no futuro, que exigem cautela.

 

 

Inflação

A meta central de inflação para 2018 é de 4,5%. Como há a "margem de tolerância", a meta será considerada formalmente cumprida caso fique entre 3% e 6%.

 

Tanto o mercado financeiro quanto o BC avaliam que o comportamento da inflação ao longo de 2018 indica que o índice encerrará o ano ligeiramente abaixo da meta central.

 

Diante desse cenário e levando em consideração que as decisões do Copom demoram cerca de seis meses para causarem pleno efeito na economia, a definição da Selic já começa a levar em consideração as perspectivas para 2019.

 

Para o ano que vem, a meta de inflação é de 4,25%, podendo variar entre 2,75% e 5,75%.

 

No último relatório Focus, pesquisa semanal do BC, os analistas financeiros estimaram uma inflação de 4,11% em 2019.

 

Fonte: G1




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.