UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT lamenta a perda de Francisco Braga de Souza


09/09/2018

O sindicalismo brasileiro está de luto. Faleceu, na madrugada de 8 de setembro, Francisco Braga de Souza, um protagonista da história recente do movimento social.

Principal segmento do movimento social, o sindicalismo contribuiu para a conquista de direitos sociais e a defesa dos valores do estado democrático. Francisco Braga de Souza faz parte dessa história e sempre será lembrado pelos atos e exemplos que praticou.

 

O sindicalista foi Conselheiro Titular do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), representando a Social Democracia Sindical (SDS). O órgão colegiado, de caráter tripartite e paritário, composto por representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do governo, que atua como gestor do FAT.

 

A SDS está na origem da União Geral dos Trabalhadores (UGT), central sindical criada a partir da unificação da Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), com a Central Autônoma dos Trabalhadores (CAT) e a própria SDS.

 

O congresso de fundação da UGT, realizado entre os dias 19 e 21 de julho de 2007, em São Paulo, reuniu mais de 3 mil delegados, que representaram 623 entidades sindicais de todo o país, elegendo Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, como presidente nacional.

 

Presente no evento histórico, Francisco Braga de Souza assumiu a SAecretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e ajudou a forjar a marca da Central, como entidade que coordena, representa e defende direitos e interesses dos trabalhadores.

 

O sindicalismo cidadão, ético e inovador praticado pela UGT deve muito à lideranças como Francisco Braga de Souza.

 

Solidários aos familiares, lamentamos a perda do nobre companheiro, saudando o legado por ele representado.

 

Miguel Salaberry Filho

Presidente SECEFERGS

Secretário de Relações Institucionais da UGT

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.