UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Custo de vida para estrangeiros que trabalham no Brasil fica menor em 3 capitais, diz estudo


26/06/2018

Pelo menos três capitais brasileiras ficaram mais baratas para estrangeiros que trabalham no país, mostrou um ranking feito pela Mercer e antecipado ao G1 nesta terça-feira (26). Este ano, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília perderam posições na lista das cidades mais caras para expatriados.

 

Quais as metrópoles mundiais mais caras para viver?

A capital paulista que ocupava a 26ª posição no ranking do ano passado, caiu para a 58ª colocação neste ano. Mesmo com o recuo, São Paulo continua sendo a cidade mais cara da América Latina para expatriados, seguida por Santiago, na 69ª posição.

 

Já a capital fluminense caiu 43 colocações, passando para 99ª, enquanto Brasília retrocedeu 26 posições em relação ao ano passado

 

A líder de mobilidade e porta-voz do estudo no Brasil, Indre Medeiros, declarou no estudo que essa variação reflete o que aconteceu nas cidades que estão no topo do ranking, além da depreciação do real frente às moedas estrangeiras. "A boa notícia é que elas se tornaram mais baratas para expatriados e podem se tornar mais atrativas para as empresas”, diz.

 

Na América do Sul, a maioria das cidades ficou menos cara para os expatriados, mesmo com os aumentos de bens e serviços em países como o Brasil, Argentina e Uruguai. Lima caiu 28 posições, na 132ª posição, e Bogotá, 15 posições, em 168º. Tegucigalpa é a cidade menos cara na América do Sul, na 201ª posição.

 

Caracas, na Venezuela, foi excluída do ranking em decorrência da complexidade da situação da moeda local; sua classificação apresentaria grandes variações, dependendo da taxa de câmbio oficial escolhida.

 

Cidades mais caras do mundo

Segundo o estudo, quatro das cinco cidades mais caras do mundo para expatriados passaram a ser asiáticas. No topo da lista, Hong Kong ultrapassou Luanda e assumiu o posto de cidade menos barata para este público.

 

Tóquio e Zurique aparecem na segunda e na terceira posições, respectivamente, com Singapura em quarto lugar, uma posição acima em relação a 2017, e Seul, na Coreia do Sul, na quinta colocação.

 

De acordo com a pesquisa, estas mudanças no topo da lista se devem, em grande parte, a flutuações do câmbio como a queda do dólar norte-americano frente a outras moedas do mundo.

 

o que mais influencia o custo dos negócios é a instabilidade dos mercados imobiliários, a baixa inflação e a flutuação de preços de bens e serviços.

 

O estudo inclui mais de 375 cidades de todo o mundo e o ranking de 2018 tem 209 cidades, considerando o custo comparado de mais de 200 itens, incluindo habitação, transporte, alimentação, vestuário e lazer.

 

Veja abaixo as cidades mais caras para expatriados em 2018:

1º: Hong Kong

2º: Tóquio

3º: Zurique

4º: Singapura

5º: Seul

6º: Luanda

7º: Xangai

8º: N’Djamena

9º: Beijing

10º: Berna

58º: São Paulo

99º: Rio de Janeiro

158º: Brasília

 

 

Veja abaixo as cidades mais baratas para expatriados em 2018:

1º: La Paz

2º: Manágua

3º: Tegucigalpa

4º: Minsk

5º: Tbilisi

6º: Blantyre

7º: Carachi

8º: Banjul

9º: Bisqueque

10º: Tunes

 

Fonte: G1


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.