UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT sensibiliza sindicatos de Roraima a agir pelos imigrantes


20/06/2018

A Secretaria de Integração para as Américas e a do Trabalho Decente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a estadual de Roraima, em parceria com a Solidarity Center-AFL-CIO e o CDHIC (Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante), realizaram, nos dias 11 e 12 de junho, em Boa Vista, o seminário “Por um Brasil sem fronteiras e sem xenofobia – Migrar, resistir, construir e transformar”. 

 

Os objetivos foram identificar os principais déficits de trabalho decente, sensibilizar os sindicatos da região filiados à Central a agirem pelos imigrantes e construir estratégias de ações pela cidadania dessa população. 

 

Entre os 40 participantes do seminário, além dos sindicalistas locais, estavam o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato dos Santos; Fabiano Xavier, Weber Marques e Antonio Mardonio, presidentes das UGTs Roraima, Maranhão e Amazonas, respectivamente; Juber Lopes, presidente em exercício da UGT Pará; o secretário de Integração das Américas, Sidnei de Paula Corral; Gustavo Garcia, coordenador de projetos para o Trabalho Decente da UGT; Marina Silva, assessora para Relações Internacionais da Central; Jana Silverman, diretora do Solidarity Center- AFL-CIO, EUA para o Brasil e Paraguai; Pablo Mattos, do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados); Paulo Illes, coordenador executivo do CDHIC; Tatyana Friedrich, da Universidade Federal do Paraná; e Sandra Milena Palomino Ortiz, da Universidade Federal de Roraima.

 

Atualmente, estima-se que haja cerca de 4 mil imigrantes abrigados em Boa Vista e Pacaraima e é urgente a necessidade de mais abrigos, campos com a devida estrutura, hospital, além de emprego e segurança também para os moradores locais. 

 

A UGT acredita que os sindicatos possam, por exemplo, auxiliar os imigrantes na regularização de documentação ou, ainda, promover oficinas de qualificação, facilitando o ingresso no mercado de trabalho. 

 

Na ocasião, os participantes do Seminário realizaram missões para visitar o local e vivenciar a situação dos imigrantes de perto. Ao final, foi construído um plano de ação com metas e prazos a serem cumpridos, a fim de mudar essa situação. 

 


Categorizado em: Geral, UGT - Roraima,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.