UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

José Ibrahim - O líder da primeira grande greve que afrontou a ditadura. Mazé Torquato Chotil


23/05/2018

"José Ibrahim, coerente com seu passado de enfrentamento ao regime militar, contra quem teve papel destacado na organização das primeiras greves em 1968, muito contribuiu para o processo que resultou na formação da CUT - Central Única dos Trabalhadores e do PT - Partido dos Trabalhadores, vindo posteriormente a optar por outros caminhos sindicais e partidários. Assim que retornou do exílio de longos dez anos, somou conosco em inúmeras paralisações, manifestações e protestos nos 1º de Maio. Como presidente da CSI - Confederação Sindical Internacional, posso atestar que seu nome faz parte da bela trajetória de lutas e conquistas do sindicalismo brasileiro e mundial."

 

João Antônio Felício, Presidente da CSI em 2017 e da CUT de 1997 à 1999.

 

"A greve de Osasco, embora ainda tenha sido o último movimento de resistência ao golpe e não a abertura de um novo ciclo de ascenso, despertou em nós muitas esperanças de uma retomada de lutas. Quando foi discutida a lista dos presos a serem trocados pelo embaixador Charles Elbrick, seu nome foi dos primeiros a serem lembrados."

 

Cid Benjamin, participou do sequestro do embaixador norte-americano. Foi preso e exilado.

 

Se não houvesse Osasco de 1968, não haveria o ABC de 1978. Sinalizamos um caminho que o movimento sindical tinha que brigar pela resistência contra a ditadura, pela democracia. Esse foi o grande legado. Tanto é que durante todo o período da resistência a grande referência era a greve de Osasco e acho que hoje, para muita gente dentro do movimento sindical, a greve de Osasco é o grande marco.

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.