Apesar de lucro recorde de bancos brasileiros desemprego cresce no setor

09/05/2018

O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) elaborou um estudo que aponta recorde nos lucros dos cinco maiores bancos do País em 2017, mesmo com um cenário econômico tão adverso que vimos atravessando. Na contramão do ótimo resultado obtido pelas instituições financeiras, o desemprego no setor tem aumentado, segundo o estudo.

Os técnicos do Dieese dizem ainda que esses resultados se devem, entre outros fatores, à elevação das receitas com tarifas e serviços, e, especialmente, à queda nas despesas de captação que acompanharam o movimento de redução da taxa básica de juros (Selic).

Um dado alarmante indica que, apesar de os elevados resultados crescerem a cada trimestre, é possível observar uma significativa reestruturação no setor, com o crescimento das transações virtuais (via mobile e internet) e a redução das estruturas físicas e funcionais, que implicam o fechamento de agências e postos de trabalho.

A situação é agravada pela implementação de planos de aposentadoria incentivada e desligamento voluntário pelo Banco do Brasil, Caixa e Bradesco. “É preciso aprofundar o debate sobre o papel desempenhado pelo Sistema Financeiro Nacional já que, mesmo diante de um cenário de recessão econômica, o setor apresentou resultados muito superiores aos de outras empresas das mais diversas atividades, e mesmo assim demitiu, agravando a situação do desemprego no País”, alerta o diretor técnico do Dieese Clemente Ganz Lúcio.

Estudo: https://www.dieese.org.br/desempenhodosbancos/2018/desemprenhoDosBancos2017.html

(Por Fábio Casseb/RPB)

Categorizado em: Geral,