UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT-Minas apresenta propostas ao governo estadual


17/02/2009



No dia 26 janeiro , a UGT-MG e as demais centrais sindicais, protocolaram na secretaria do estado de Minas Gerais, uma carta contendo doze medidas emergenciais de combate à crise econômica . Os diregentes estão preocupados com o aumento do número de demissões em Minas , que só no periodo de dezembro/2008 a janeiro deste ano fecharam mais de 80 mil postos de trabalho.

Além das medidas emergências, os dirigentes pedem na carta o apoio do governo de Minas para o Pacto da Ação Sindical Nacional, acordo firmado entre as centrais sindicais e governo Federal para combater a crise.

Para Adolfo Garrido, secretário-geral da UGT-MG , é no momento de crise que surgem as oportunidades. Esta crise econômica, criada pelo neoliberalismo, pode ser uma boa chance para negociar e exigir melhores condições para nós trabalhadores. Entretanto, temos que usar essa oportunidade com inteligência ou podemos obscurecer a imagem do sindicalismo" .

MEDIDAS EMERGENCIAS DE COMBATE A CRISE A SEREM ADOTADAS PELO GOVERNO MINEIRO

1 - Apoio do Governo Estadual ao Pacto da Ação Sindical

2 - Exigências de contrapartidas sociais, especialmente a garantia dos empregos de todas as empresas e setores econômicos beneficiados com recursos públicos estaduais (empréstimos junto ao BDMG, isenções fiscais estaduais, etc.)

3 - Fortalecimento e cumprimento do papel social e de fomento do BDMG

4 - Reversão de parte do pagamento da dívida pública estadual junto à União para investimentos em infra-estrutura e políticas sociais em Minas Gerais

5 - Redução da jornada de trabalho, sem redução de salários

6 - Realização de concursos públicos

7 - Equiparação do vencimento básico do trabalhador público estadual ao salário mínimo nacional, respeitando-se os pisos nacionais das diversas categorias

8 - Isenção das tarifas de energia, água e esgoto e gás para trabalhadores desempregados

9 - Viabilizar diretrizes emergenciais do Programa Estadual de Segurança Alimentar

10 - Criação do Programa Estadual de Agricultura Familiar

11 - Reforma agrária no Estado

12 - Implementação do Programa Estadual de construção de moradias populares."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.