Patah vai à audiência pública sobre demarcação de terras indígenas

20/04/2018

Nesta segunda, 23 de abril, o presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, participará da audiência pública sobre demarcação de terras indígenas que acontecerá na Comissão dos Direitos Humanos do Senado, em Brasília, no período da manhã.

Na ocasião, 3 mil indígenas estarão acampados na capital federal e serão representados por suas lideranças na audiência.

O objetivo é alertar a sociedade e exigir do governo que sejam preservados os territórios indígenas, quilombolas, dos pescadores artesanais, camponeses, ribeirinhos e outros grupos. Para isso, é preciso reconhecer a demarcação e preservar as terras.

A UGT é a única central sindical brasileira que possui uma Secretaria dedicada aos povos indígenas. A Central desenvolve, no Tocantins, o projeto “Ilha do Bananal – Desenvolvimento Local”, que promove a capacitação das populações das etnias Javaé e Karajá, das aldeiasTxuiri e Canuanã, em nome de uma gestão própria no processo de desenvolvimento. Iniciado em 2015, o projeto busca a geração de emprego, trabalho e renda, a partir da formação de uma comunidade autossustentável, por meio da inserção socioeconômica no contexto da conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

O secretário nacional dos Povos Indígenas da UGT, Idjawala Rosa Karajá, também estará presente na audiência.

Categorizado em: Geral,