UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Brasileiro está mais otimista com finanças


18/04/2018

A melhora da expectativa do brasileiro em relação à sua própria situação financeira não se traduziu em uma percepção igualmente mais otimista com o crescimento econômico do país, mostra levantamento realizado pelo Datafolha.

 

A pesquisa mostra que 46% dos entrevistados acham que sua situação econômica vai melhorar --o percentual era de 43% na sondagem anterior, divulgada em novembro de 2017. Além disso, diminuiu a parcela de brasileiros que veem uma perspectiva pior: são 13%, ante 19% no levantamento anterior.

 

A melhora ainda é tímida, mas a evolução aproxima o indicador de sua máxima, registrada em julho de 2016, dois meses após o afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e do início do governo de Michel Temer (MDB).

 

No recorte por faixa de renda, o otimismo com a própria situação financeira é maior entre aqueles que têm renda familiar de até dois salários mínimos: 47% deles confiam em melhora nas condições.

 

Mas esse otimismo com as finanças não se converte em uma visão mais positiva sobre a economia brasileira. Para 41% dos entrevistados, a situação do país vai ficar como está. A fatia que vê melhora ficou praticamente estável, enquanto a que enxerga piora caiu para 26%.

 

Nesse ponto específico, o pessimismo é maior entre quem ganha até dois salários mínimos: 27% acham que a situação vai piorar.

 

A cautela se reflete no boletim Focus, do Banco Central, que vem reduzindo a projeção para o PIB (Produto Interno Bruto) nas últimas quatro semanas. Agora, o crescimento está em 2,76% --estava em 2,83% um mês atrás.

 

Mas, quando a comparação é com um período mais recente, os brasileiros voltam a ficar menos pessimistas. A parcela que acha que a situação da economia piorou em relação aos últimos meses recuou com mais intensidade --caiu de 61% para 52%.

 

O Datafolha entrevistou 4.194 pessoas em 227 municípios do país, entre os dias 11 e 13 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

 

Fonte: Folha de SP

 

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.