UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Importadora da JAC atrasa 13º salário e FGTS


12/04/2018

Representante da fabricante chinesa de automóveis JAC Motors no Brasil, o grupo SHC está em atraso com encargos trabalhistas desde dezembro de 2016.

 

Apesar da crise, a companhia pretende investir R$ 200 milhões na construção de uma fábrica da JAC em Itumbiara (GO).

 

Ao mesmo tempo, terá de enfrentar o governo da Bahia por desistir da instalação da unidade em Camaçari, um polo automotivo, após ter recebido incentivos fiscais.

 

A falta de pagamentos a funcionários de concessionárias envolve depósitos de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e a segunda parcela do 13º salário de 2017, segundo o Ministério do Trabalho.

 

"Atualmente há uma fiscalização. Entrarei em contato com o Sindicato dos Comerciários para apurar mais profundamente o teor das denúncias", disse Marco Antonio Melchior, chefe de fiscalização da pasta em São Paulo.

 

O grupo SHC, presidido por Sergio Habib, confirmou os atrasos, mas não detalhou o período nem o número de empregados afetados.

 

Além de representar a JAC e importar seus modelos, o SHC tem 21 concessionárias da marca chinesa pelas principais cidades do país e duas concessionárias da Volkswagen e duas da Jaguar e Land Rover, na capital paulista.

 

Em março, o grupo rompeu o contrato com a PSA (Citroën e Peugeot) e está em processo de fechamento de 14 revendas das marcas francesas.

 

O encerramento das atividades já levou à demissão de cerca de cem dos 1.000 funcionários do grupo.

 

O diretor do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Josimar Andrade, disse que tenta, sem sucesso, iniciar uma negociação com a empresa.

 

Questionada sobre as reclamações do sindicato, a JAC não se manifestou.

 

INVESTIMENTO NA CRISE

O plano inicial de Habib, anunciado em 2013, era construir a fábrica em Camaçari, mas foi abortado em dezembro de 2017.

 

O governo baiano afirmou que cobrará de Habib a restituição dos incentivos fiscais concedidos por quatro anos.

 

O valor já foi calculado, mas ainda está em discussão na gestão administrativa e não pode ser revelado, segundo o governo do estado.

 

O grupo SHC agora lançou o projeto de construção da unidade em Goiás, com conclusão prevista em 2019. A capacidade de produção será de 35 mil veículos por ano.

 

Nos três primeiros meses de 2018, o SHC vendeu 1.060 carros da JAC trazidos da China --alta de 32,5% em relação ao mesmo período de 2017.

 

No ano passado, foram comercializados 3,8 mil unidades. "Vamos dobrar as vendas", afirmou Habib.

 

A empresa chegou em 2011 ao Brasil. O principal modelo da JAC é o T40

 

Fonte: Folha de S.Paulo

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.