Dirigentes da UGT pedem que Rodrigo Maia adie votação da Reforma da Previdência

07/02/2018

Dirigentes das Centrais Sindicais participaram na manha desta quarta-feira (7) de uma reunião com o presidente da Câmara Rodrigo Maia e destacaram a importância do projeto da Reforma da Previdência não ser colocado em votação antes de passar por ampla discussão com a sociedade e as centrais sindicais. Pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) participara o vice presidente Lourenço Prado e o secretário Miguel Salaberry Filho.

Maia assegurou que, caso o governo não tenha os votos necessários na semana de 20 a 22, o projeto não entrará não mais em Pauta, ficando o assunto para o próximo governo.

A posição dos representantes da UGT foi no sentido em que o governo deveria inserir na reforma um artigo obrigando os empresários a recolherem os valores das contribuições tanto dos trabalhadores quanto a parte dos empregadores. Pois, segundo os dirigentes, existe o entendimento que o problema é má gestão. Principalmente em relação à divida dos Municípios, Estado, Bancos, Empreiteiras e Clubes de Futebol que, segundo levantamento apontado pela Procuradoria Geral da Previdência, constam como os maiores devedores da Previdência. Sendo que o governo sempre isenta suas dívidas por meio do Refis.

Os sindicalistas também cobraram de maia a liberação   dos recursos da Contribuição Sindical, que estão retidos pelo Governo e não foram repassados para as Centrais. O presidente da Câmara se comprometeu a editar uma minuta até sexta-feira (9) e despachar diretamente com o presidente Michael Temer para que fosse assinada a portaria, garantindo que esse era um compromisso com as centrais.

Ao final da reunião, Maia  disse que caso não consiga votar a Reforma da Previdência, criará uma comissão, com participação das Centrais, para contribuírem com a elaboração de um novo projeto para a Previdência.

Categorizado em: Geral, UGT,