UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT realiza seminário nacional que visa fortalecer a autonomia indígena


01/02/2018

A Secretaria Nacional dos Povos Indígenas da União Geral dos Trabalhadores (UGT) promove, de 4 a 7 de fevereiro, em Brasília, o “II Seminário Nacional Aliança entre UGT e povos indígenas: fortalecendo a autonomia”.

 

O evento é realizado em parceria com as Secretarias da UGT de Integração para as Américas, de Formação, Direitos Humanos e o Comitê de Sustentabilidade, além da Solidarity Center-AFL-CIO, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Instituo Ecológica.

 

O objetivo é fortalecer a ação da Secretaria Nacional dos Povos Indígenas da UGT e do movimento sindical em geral a favor do cumprimento dos direitos dessa população.

“O povo indígena deve ser reconhecido como cidadão a ser protegido pela lei e pelos direitos sociais”, ressalta Idjawala Rosa Karajá, secretário Nacional dos Povos Indígenas da UGT.

 

Vale ressaltar que a UGT desenvolve um projeto com os povos indígenas do Tocantins que é inédito no meio sindical: o “Ilha do Bananal – Desenvolvimento Local”, cujo objetivo é promover a capacitação da população indígena das etnias Javaé e Karajá, das aldeiasTxuiri e Canuanã, para que possa gerir seu próprio processo de desenvolvimento.

 

O projeto, que teve início em 2015, visa, ainda, à geração de emprego, trabalho e renda, contribuindo para a formação de uma comunidade autossustentável por meio do fortalecimento da cidadania e inserção socioeconômica no contexto da conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

 

Segundo Ricardo Patah, presidente da UGT, a Central nasceu com alguns princípios, especialmente o da cidadania. “Por isso, participamos de atividades relacionadas à sustentabilidade, ao clima e, especialmente, aos povos indígenas, que precisam de inclusão, precisam poder crescer e se desenvolver por meio de seu trabalho, com qualidade de vida e sem depender de políticas assistencialistas.”

 

O Seminário trará palestras e debates de temas como a aliança entre os sindicatos e os indígenas, a situação dessa população no Brasil, migração, mecanismos de proteção aos direitos, ecoturismo, entre outros.

 

Na tarde do dia 5, os participantes serão recebidos pelo senador Paulo Paim para debater a questão da demarcação de terras indígenas.

No mesmo dia, pela manhã, Patah fará uma palestra sobre os impactos da conjuntura nacional para os trabalhadores, seus sindicatos e a população indígena.

O que se espera do evento é que esse povo seja visto, reconhecido, valorizado e protegido. Que tenha autonomia e seja considerado como o cidadão trabalhador que é. 

 


Categorizado em: Geral, UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.