CHACINA DE UNAÍ COMPLETA CINCO ANOS.

28/01/2009

Os diretores da UGT/MG Adolfo Garrido , Wagner Francisco, Fernanda Sampaio, Altacyr Barros e Vandeir Ferreira, participaram do ato de apoio e solidariedade ás famílias dos auditores fiscais Eratóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e do motorista Ailton Pereira de Oliveira, do Ministério do Trabalho, assassinados em Unaí (MG). A cerimônia ocorreu dia 26 de janeiro na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) e contou com a participação de deputados , sindicalistas e procuradores do ministério público.

A chacina ocorreu em janeiro de 2004, quando auditores fiscais do trabalho apuravam denúncias de trabalho escravo na região de Unaí. (Região Noroeste do estado)

Dos nove denunciados pelo Ministério Público após o fim do inquérito conduzido pela Polícia Federal, quatro estão em liberdade. Entre eles o atual prefeito de Unaí, Antério Mânica e Norberto Mânica, principais suspeitos de serem os mandantes.

Ato em Brasília

Familiares das vitimas, trabalhadores e representantes sindicais, organizaram um ato de protesto na porta do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com o objetivo de exigir agilidade nas investigações e punição para os culpados.