Representantes da UGT participam das reuniões do Mercosul na Bahia

17/12/2008

Na qualidade de Coordenador do Foro Consultivo Econômico e Social do Mercosul, representando a UGT (União Geral dos Trabalhadores), Valdir Vicente de Barros, Secretário de Políticas Públicas participou da 36ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum, realizado na Costa Sauípe, Salvador Bahia, de 13 a 17 deste mês. O tema central foi a crise econômica internacional e os aspectos sociais. Eleuza de Cássia B. Macari, presidente da Comissão de Mulheres, da Coordenadoria das Centrais Sindicais do Cone Sul, particicpou da reunião dos presidentes do Mercosul.

Falando em nome da UGT e do Fóro Consultivo Econômico e Social do Mercosul, Valdir Vicente disse que esse encontro, para a classe trabalhadora, é histórico, porque pela primeira vez o Conselho de Mercado Comum promove uma reunião específica para os temas sociais", disse, ressaltando que a última vez que o tema foi tratado , há 10 anos, no Rio de Janeiro, quando da promulgação da Declaração Sócio-laboral do Mercosul.

Vicente de Barros lembrou que a integração envolve, além das questões comerciais, "aspectos e efeitos sociais, cujo reconhecimento implica na necessidade de prever, analisar e solucionar os diferentes problemas gerados em decorrência dessa mesma integração", salientou. Defendeu ainda a importância dos estados partes se empenharem no cumprimento das convenções internacionais da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Anteriormente Valdir Vicente já havia discursado, quando apresentou o relatório contendo um resumo das atividades do Fórum Consultivo Econômico e Social. Nesse período consta do documento os avanços alcançados neste ano, como a aprovação de sua participação em instâncias decisórias e fundamentais para o aprofundamento do processo de integração. O relatório tem ainda algumas recomendações para 2009 como apoio ao projeto de criação do Instituto do Trabalho e sobre o Fortalecimento do Diálogo Social e participação no Mercosul. "