UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Mulheres trabalhadoras de Minas criam Fórum estadual


25/09/2017

Muito em breve Minas Gerais irá contar com o Fórum Estadual das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais. O lançamento será no próximo dia 3 de outubro, na Praça Sete, no centro da capital mineira, às 10 horas, com a realização de um ato público em defesa da aposentadoria e contra a proposta de reforma da Previdência em tramitação no Congresso Nacional.

 

A criação do Fórum foi definida em reunião na última quinta-feira, 21/09, com a participação de mulheres representantes da UGT-MG, CSB, CTB,  Força Sindical, Nova Central e Intersindical. Foi a segunda reunião, realizada na sede da CTB, com o objetivo de definir as estratégias de atuação desse coletivo. A primeira ocorreu no dia 18/09.

 

Celma Maria Alves, secretária dos Trabalhadores no Comércio da UGT-MG e diretora do Sindicato dos Comerciários de Betim, representou a central ugetista mineira. Ela estava acompanhada da também diretora do sindicato, Edna Regina.

 

Ato público em defesa da aposentadoria

 

Para o ato público em defesa da aposentadoria, a ser realizado durante o lançamento do Fórum, no dia 3/10, estão sendo convidados movimentos sociais e populares. Haverá intervenções artísticas e culturais e uma urna será disponibilizada para votação e participação popular. 

 

O objetivo é sensibilizar a população e mostrar que as mulheres são as que mais perderão com a reforma da Previdência, caso o projeto enviado pelo governo seja aprovado. 

 

As organizadoras pretendem, ainda, denunciar os parlamentares que têm se colocado contra os interesses da classe trabalhadora, a exemplo do que ocorreu durante a votação da reforma trabalhista e da terceirização ilimitada.

 

Nesse primeiro momento, o Fórum Estadual concentrará suas atenções na defesa da aposentadoria, uma vez que a reforma da Previdência pode ser votada a qualquer momento pelo Congresso Nacional. Mas o objetivo é, de forma organizada, ir à luta e sair às ruas sempre que houver ameaças aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras

 

Fórum Nacional – ato dia 26/09

 

A criação do Fórum Estadual em Minas Gerais segue a filosofia de atuação e as diretrizes do já existente Fórum Nacional das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais (FNMT).  

 

Amanhã, 26/09, o FNMT realiza um ato público em defesa da aposentadoria em São Paulo, no Largo Santa Ifigênia, em frente à sede regional do INSS. Os estados que já possuem o Fórum constituído são convidados a também promoverem atos em frente às agências da Previdência locais. A intenção é, igualmente, denunciar os impactos que ocorrerão para as mulheres, caso venha ser aprovada a Reforma da Previdência.

 

Fonte: UGT Minas Gerais

 


Categorizado em: UGT - Minas Gerais,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.