UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Seminário da UGT decide elaborar um documento com as propostas.


21/11/2008

As secretarias de Relações Internacionais e de Integração para as Américas, da UGT (União Geral dos Trabalhadores) comprometem-se a promover, em colaboração e articulação com as demais secretarias, a estabelecer e defender propostas nas discussões internacionais que representem legitimamente trabalhadores e trabalhadoras. Esta é uma das conclusões a que chegaram os participantes do seminário Espaços de Ação Internacional - Conhecer para Ocupar" realizado de 19 a 21 do corrente. Nos próximos dias a mesa diretiva do seminário voltará a se reunir, desta vez para a elaboração de um documento oficial que representará a essência de tudo o que foi discutido nos três dias, inclusive a criação de um "Manual de Procedimentos".

Nesta sexta-feira (21) pela manhã o sindicalista John Fernandes abriu os trabalhos com a segunda parte de sua palestra, iniciada no final da tarde do dia anterior(20) sobre o tema "Sindicalismo no Mundo Globalizado". Fernandes apresentou gráficos do Banco Mundial relacionados ao PIB (Produto Interno Bruto) dos países emergentes, nos últimos 25 anos. O gráfico aponta que o Brasil, depois de permanecer abaixo da média, distante de Índia e China até a década de 90, não chegou a 7º entre 2005/2008 mesmo assim, um crescimento fora da tendência normal, "mais em virtude de uma pressão da China", disse o palestrante. Ainda sobre o tema, John alertou que nos próximos dois anos o PIB brasileiro pode cair abaixo de 2,5%, com risco de chegar a pouco mais de 1,5% ou até mesmo negativo.

O seminário da UGT foi uma iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais e Secretaria Internacional de Integração para as Américas. De 19 a 21 deste mês, foram discutidos temas sobre relações internacionais
cadeias produtivas
desenvolvimento sustentável
estrutura e funcionamento da OIT(Organização Internacional do Trabalho), organismos sócios laborais do Mercosul e sindicalismo no mundo globalizado. Os palestrantes foram Ivan Gonzalez, coordenador político da CSA
Reginaldo Braga Arcuri, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
Christian Ramos, especialista em normas internacionais do trabalho
Silvia Portela, consultora sindical e John Fernandes, secretário de Assuntos Econômicos da UGT.

Como moderadores participaram: Otton Mata Roma, secretário Internacional de Integração para as Américas
Cícero Pereira da Silva, primeiro secretário -adjunto internacional de Integração para as Américas
Wagner José de Souza, primeiro secretário-adjunto de Relações Internacionais e Valdir Vicente de Barros, secretário de Políticas Públicas. A abertura, no dia 19 foi feita pelo presidente da UGT, Ricardo Patah e, durante os andamentos do trabalho participaram Canindé Pegado(Secretário Geral) e Chiquinho Pereira(Secretário de Organização e Políticas Sindicais. O seminário "Espaços de Ação Internacional - Conhecer para Ocupar" foi realizado no Hotel Bourbon (Rua Dr. Vieira de Carvalho, 99- Centro- São Paulo)."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.