UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

ANIMASEG entregou a Comenda de Honra ao Mérito de Segurança e Saúde no Trabalho


21/11/2008

Profissionais atuantes há mais de 30 anos no setor de segurança e proteção ao trabalho, que ajudaram a salvar milhares de vidas no Brasil nas últimas 3 décadas, foram homenageados com a Comenda de Honra ao Mérito de Segurança e Saúde no Trabalho no dia 18 de novembro de 2008, no Espaço APAS - Centro de Convenções.

Se o Brasil de hoje é forte a ponto de poder enfrentar a crise sem as dificuldades de outros países, isso se deve ao trabalho de milhões de pessoas em inúmeros setores - alguns dos quais funcionam 24 horas por dia - responsáveis por um PIB de US$ 1,48 trilhão em 2.007" - afirma o presidente da ANIMASEG, Jorge Smilgys.

Podemos ver com muita facilidade no cotidiano os resultados desse trabalho todo
de um pãozinho a um avião, de um conserto de sapato a um transplante de coração.

O que raramente vemos é o trabalho de quem tem por missão proteger todos os que trabalham, evitando que eles sejam vítimas de acidentes e doenças profissionais, que podem levá-los à invalidez e até à morte.

Ayrton Senna - Vítima de Acidente de Trabalho

Trabalhadores não são apenas os operários. Todos se lembram da morte de Ayrton Senna, o nosso último campeão das pistas. Ele morreu por causa de um acidente de trabalho, exatamente em 1º de maio (dia do trabalho) de 1.994 e é uma perda até hoje sentida. O futebolista Serginho, do São Caetano morreu também vitimado por um acidente de trabalho, no gramado do Morumbi
sob o olhar atônito de milhões de expectadores.

Mas no Brasil morrem anualmente milhares de pessoas, nas mais diversas profissões, também por causa de acidentes do trabalho e de doenças adquiridas no exercício do trabalho. Muitas outras são aposentadas por invalidez e outras têm de mudar de atividade por deficiência adquirida no trabalho.

Os 653.090 acidentes de trabalho registrados oficialmente no Brasil em 2.007 causaram ao país prejuízos de mais de R$ 90 bilhões - o que daria para a construção de 3 milhões de casas populares, 200 mil escolas ou 20 mil hospitais. Quanto aos prejuízos sociais e familiares - esses são incalculáveis.

Já Melhoramos Muito

Embora estejamos longe da utopia de não registrar nenhum acidente de trabalho no Brasil e no mundo, nosso país já viveu época muito grave quanto à proteção do trabalhador.

Nos últimos 30 anos, conseguimos diminuir em mais de 5 vezes o número de acidentes ocupacionais (de 1 para cada 10,7 trabalhadores em 1.978, para 1 a cada 57,5 em 2.007). Há 30 anos, morria de acidente de trabalho 1 a cada 3.832 profissionais. No ano passado, foram 1 a cada 13.411
representando uma queda de 71%.

Esse progresso social e econômico aconteceu graças a uma série de providências adotadas pelo governo, que tiveram o suporte e a participação efetiva de parcelas da sociedade, os chamados "prevencionistas" (dedicados à prevenção dos acidentes): entidades, classes profissionais, áreas educacionais, publicações, indústria, comércio, prestadores de serviços, especialistas, etc...

Nesse cenário de múltiplos esforços para a proteção do trabalhador, destacaram-se:

-A criação das Normas Regulamentadoras pelo Ministério do Trabalho (as NRs), voltadas cada uma a setores específicos de atividade, definindo tecnicamente como deve ser feita a proteção frente aos riscos inerentes a essa atividade. Naturalmente, atividades novas vêm exigindo o surgimento contínuo de normas novas.

-A portaria 3237, de 27/06/1972, do Ministério do Trabalho que criou os SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), que balizou a prevenção nas empresas e suscitou a formação de profissionais especializados na proteção ao trabalhador (médicos e enfermeiros ocupacionais, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho).

-O desenvolvimento das indústrias de equipamentos de proteção individual (os chamados "EPIs"), que podem atender hoje a quase todas as necessidades protetivas do ambiente de trabalho.

-A dedicação de profissionais das áreas privada e pública no desenvolvimento de técnicas, normas, práticas e ensino voltados à prevenção do acidentes e doenças do trabalho (profissionais do SESMT, especialistas, Auditores Fiscais do MTE, jornalistas, educadores, pesquisadores, etc...). Vários deles formaram entidades, comitês e grupos de estudos
promoveram lutas e fizeram história, ainda que a sociedade pouco saiba sobre eles.

Homenagem A Quem Vem Ajudando a Preservar A Vida

Comemorando os 30 anos dessa cruzada que preservou a vida de milhões de trabalhadores e o equilíbrio de tantas famílias, a ANIMASEG - que completa também 30 anos - homenageou ontem personalidades dos mais diversos segmentos da prevenção que se destacaram nestas 3 décadas e que ainda estão na ativa.

Os indicados receberam em solenidade no Auditório APAS a inédita Comenda de Honra ao Mérito de Segurança e Saúde no Trabalho. Dentre os 38 agraciados, figuram Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho, Médicos e Enfermeiros do Trabalho, Higienistas Ocupacionais, Empresários, etc...

A escolha desses homenageados se deu através de consultas a importantes entidades prevencionistas, como Fundacentro, Assoc. Nacional de Medicina do Trabalho, Assoc. Nac. de Enfermagem do Trabalho, Assoc. Bras. de Higienistas Ocupacionais, Federação Nac. dos Técnicos de Segurança do Trabalho, Sociedade Bras. de Engenharia de Segurança, Assoc. Bras. das Empresas de Saúde e Seg do Trabalho, Organização Brasileira de Segurança Saúde e Higiene do Trabalho e Meio Ambiente, ABNT, etc...

Profissionais Homenageados:Acesse http://www.animaseg.com.br/2.asp?not=1153

A ANIMASEG - Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho é a entidade que, desde 1978, congrega as empresas do setor de segurança e proteção ao trabalho, fabricantes de equipamentos de proteção individual e coletiva, bem como de equipamentos afins.

Seus principais objetivos são: A educação e conscientização de toda a sociedade sobre a prevenção de acidentes, a manutenção da segurança e saúde do trabalhador brasileiro e a constante melhoria da qualidade do EPI nacional.

Mais informações em http://www.animaseg.com.br

"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.