UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Seminário da UGT aborda temas sobre Mercosul e OIT


21/11/2008



O Mercosul e a OIT foram temas do segundo dia de discussões do seminário Espaços de Ação Internacional - Conhecer para Ocupar", que a UGT (União Geral dos Trabalhadores) vem promovendo no Hotel Bourbon desde quarta-feira(19). Mesmo com o feriado municipal (Consciência Negra) a participação de lideranças sindicais foi considerada excelente pelos organizadores. Todos elogiaram o nível do seminário e a qualidade dos assuntos apresentados pelos palestrantes que foram enriquecidos com debates e perguntas formuladas pelos participantes.

Na parte da manhã, a abertura foi com a palestra sobre o tema "Cadeias Produtivas - Desenvolvimento Sustentável do Mercosul, a cargo de Reginaldo Braga Arcuri, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que começou fazendo um resumo da história do Mercosul surgido justamente numa época em que Brasil e Argentina passavam por mudanças políticas como o movimento "Diretas Já", Guerra das Malvinas, culminando com a aproximação dos presidentes José Sarney e Raul Alfonsin, iniciando assim o processo de integração a nível de produção e livre-comércio Posteriormente, nos governos Collor e Menen as propostas foram transformadas em áreas de livre-comércio e as inclusões no bloco de Uruguai e Paraguai.

Outro palestrante foi Christian Ramos, especialista em normas internacionais do trabalho que abordou o tema "Estrutura e Funcionamento da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Discorreu sobre todo o processo de criação da OIT que aconteceu em 1919 que, a partir de 1945, foi incorporada à ONU (Organização das Nações Unidas) como agência especializada. Hoje a Organização Internacional do Trabalho, a única tripartite, tem 182 países-membros contra 192 da ONU. Possui quatro delegados por Estado-membro, um delegado da classe trabalhadora, dois representando os governos e um a classe empregadora. O seu Conselho de Administração é formado por 14 representantes dos trabalhadores, 28 do governo e 14 patronais. Desde a sua fundação já elaborou 198 convenções.

O período da tarde foi aberto com a palestra "Organismos Sócios Laborais do Mercosul e a Participação Sindical", sob a responsabilidade da socióloga e consultora sindical, Silvia Portela. Dada a sua experiência na área, Silvia explicou o funcionamento do Mercosul lembrando que as centrais sindicais contribuíram muito para a redemocratização dos países do Cone Sul. O último orador da tarde foi o sindicalista John Fernandes, com o tema "Sindicalismo no Mundo Globalizado" . Utilizando-se de dados estatísticos e gráficos, fez um relato de sua experiência no movimento sindical da Suécia e as negociações com as empresas, muitas delas multinacionais obrigando-o a empreender viagens para mais de 120 países.

O seminário "Espaços de Ação Internacional" da UGT chega a seu final nesta sexta-feira (21) com um levantamento de tudo o que foi discutido desde a sua abertura e a elaboração de um documento oficial com as propostas. O encontro, uma realização das secretarias de Relações Internacionais e de Integração para as Américas, vem sendo realizado no Hotel Bourbon (Rua Dr. Vieira de Carvalho, 99 - São Paulo)."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.