UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Dia Internacional dos Povos Indígenas


09/08/2017

Hoje, 9 de agosto, é o Dia Internacional dos Povos Indígenas.

 

Esta data é celebrada mundialmente e foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1995 para expressar o reconhecimento internacional em relação a esses povos que ainda carecem da manutenção de alguns de seus direitos mais básicos.

 

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) possui um departamento exclusivo para lutar pelos direitos indígenas, coordenado pelo Secretário Nacional Idjawala Rosa Karajá.

 

Uma das ações da Secretaria para Assuntos dos Povos Indígenas da UGT é o projeto “Ilha do Bananal – Desenvolvimento Local”. Seu objetivo é promover a capacitação da população indígena das etnias Javaé e Karajá, das aldeiasTxuiri e Canuanã, no Tocantins, para que possa gerir seu próprio processo de desenvolvimento. Visa, ainda, à geração de emprego, trabalho e renda, contribuindo para a formação de uma comunidade autossustentável por meio do fortalecimento da cidadania e inserção socioeconômica no contexto da conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma ação inédita no mundo sindical brasileiro.

 

Além disso, o índio é parte importante dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU para serem alcançados mundialmente até 2030. O índio é parte dos objetivos que buscam igualdade, distribuição de terras, saúde, fim da pobreza, agricultura sustentável, entre outros. E a UGT promove a JORNADA 2030, uma iniciativa que não apenas desenvolve os ODS, mas também prepara entidades sindicais e lideranças para a implementação dessa importante agenda no Brasil.

 


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.