UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Empregos Verdes Fatos e Cifras


18/11/2008



Unidos contra a mudança Climática

Empregos verdes - Bons trabalhos: um duplo desafio

Os empregos verdes se converteram em um símbolo de economias e sociedades mais sustentáveis, capazes de conservar o meio ambiente para as gerações atuais e futuras, que são mais justas e inclusivas para todas as pessoas e todos os países.

Os argumentos a favor de um crescimento verde e um desenvolvimento limpo se apresentam como uma situação que beneficia tanto o meio ambiente como o desenvolvimento econômico. Mas a dimensão social do desenvolvimento sustentável, em especial no que se refere às repercussões no emprego e o trabalho decente, tem recebido pouca atenção.

De acordo com o informe publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no marco da iniciativa conjunta - Empregos Verdes - com a Oficina Internacional do Trabalho (OIT) na medida em que se caminha para uma economia mais sustentável e como menos emissões de carbono, se criarão cada vez mais empregos verdes. Ainda que sejam mais beneficiados do que prejudicados com esta situação, é possível que a reestruturação da economia para a sustentabilidade prejudique a alguns trabalhadores.

A degradação ambiental, incluindo a deterioração e esgotamento dos recursos naturais, são algumas das mais sérias ameaças à economia e a um desenvolvimento sustentável mais amplo. Esta situação agravará no futuro as repercussões da mudança climática que já se percebe em muitos países em desenvolvimento. A mudança climática prognosticada conduzirá, a médio e longo prazo a um grave transtorno da atividade econômica e social em muitos setores em todos os continentes.

A mudança climática em si mesma, o processo de adaptação e os esforços para freá-la reduzindo as emissões, têm repercussões de grande alcance no desenvolvimento econômico e social, nos modelos de produção, e, portanto no emprego, renda e redução da pobreza. Estas repercussões implicam tanto maiores riscos como oportunidades de emprego para os trabalhadores de todos os países, mas em particular para os mais vulneráveis nos países menos desenvolvidos e nos pequenos Estados insulares.

De uma perspectiva conceitual mais ampla, o emprego será afetado em pelo menos quatro modos na medida em que a economia se dirige para uma maior sustentabilidade.

- Serão criados novos empregos, como por exemplo, a fabricação de dispositivos para reduzir a contaminação, que se somarão à existente produção.

- Alguns trabalhos serão substituídos, como por exemplo, a mudança de combustíveis fósseis para renováveis ou a mudança da fabricação de caminhões para ferrovias ou a mudança das descargas ou incineração de resíduos para o reciclado.

- Alguns empregos poderiam ser eliminados sem ser substituídos de maneira direta, como quando a embalagem de materiais foi restringida ou proibida e sua produção interrompida.

- Muitos trabalhos existentes (como bombeiros, eletricistas, trabalhadores da metalurgia e da construção) serão transformados e redefinidos na medida em que a exigência por novas qualificações, os métodos de trabalho e seus perfis respondam por critérios mais verdes.

O que são empregos verdes?

Os empregos verdes reduzem o impacto ambiental das empresas e dos setores econômicos, até alcançar níveis sustentáveis. Em particular, mas não exclusivamente, isto inclui empregos que ajudam a proteger os ecossistemas e a biodiversidade, a reduzir o consumo de energia, materiais e água através de estratégias altamente eficazes, reduzirem a dependência do carbono na economia e minimizar ou evitar por completo a produção de todas as formas de dejetos ou contaminação.

Os empregos verdes nas economias emergentes e nos países em desenvolvimento incluem oportunidades para gerentes, cientistas e técnicos, mas em sua maior parte podem beneficiar a maioria da população mais necessitada: jovens, mulheres, camponeses, populações rurais carentes.

No entanto, muitos trabalhos que são verdes na teoria não o são na prática devido ao perigo ambiental causado por práticas inadequadas. Por tanto, o conceito de emprego verde não é absoluto, existe nuances" de verde e o conceito evoluirá com o tempo. A evidência demonstra que os empregos verdes não constituem automaticamente trabalho decente. Muitos destes trabalhos são "sujos, perigosos e difíceis". Em indústrias como de reciclagem e administração de dejetos, energia da biomassa e a construção, o emprego costuma ser precário e de baixa renda. Para que os empregos verdes representem uma ponte para o futuro verdadeiramente sustentável, esta situação deve mudar. O emprego verde deve abarcar o trabalho decente. Empregos verdes, decentes, se vinculam de maneira eficaz aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, 1 (redução da pobreza) e 7 (proteger o meio ambiente) e contribuem para que se apóiem mutuamente em vez de entrar em conflito.

A iniciativa Empregos Verdes

A OIT colabora com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) assim como outras agencias das Nações Unidas e sócios para ajudar a realizar o potencial dos empregos verdes e uma transição positiva no mercado de trabalho diante da mudança climática. Em seu informe para a Conferência Internacional do Trabalho sobre "Trabalho Decente para um Desenvolvimento Sustentável", o Diretor Geral da OIT, Juan Somavia fez uma chamada para um importante programa da OIT sobre mudança climática. A iniciativa "Empregos verdes" da OIT responde a mudança climática como uma das três prioridades do sistema das Nações Unidas estabelecidas pelo Secretário Geral Ban Ki-moon. O programa da OIT ajudará a acumular conhecimentos, contribuirá para a formulação de políticas e assistirá aos países membros como parte do Programa de Trabalho Decente por País.

Para mais informação sobre os empregos verdes e a Iniciativa empregos verdes:

http://www.ilo.org/integration/greenjobs/index.htm

Fonte: Tradução do texto original da OIT, Empleos Verdes, Hechos y Cifras (Unidos contra El CAMBIO CLIMATICO)

O DUPLO DESAFIO DOS EMPREGOS VERDES EM CIFRAS

O DESAFIO AMBIENTAL

- Desastres relacionados com o clima: 262milhões de pessoas afetadas a cada ano entre 2000 e 2004

- Escassez de água: 1.800 bilhão de pessoas sofrerão com a escassez de água doce em 2035, a maioria na Ásia e África

- Refugiados ambientais: poderá ter 50 milhões de refugiados ambientais por causa da mudança climática nos próximos anos

- Deslocamentos por inundações: 330 milhões de pessoas das zonas costeiras, terrenos inundáveis próximos a rios e pequenos Estados insulares estão cada vez mais expostas

- Escassez de alimentos e desnutrição: na atualidade 180 milhões de pessoas são afetadas e poderia ser uma ameaça para 600 milhões de pessoas em 2080

- Contaminação: 2 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano no mundo devido à contaminação em locais fechados e ao ar livre

- Perda da biodiversidade: a grande maioria de espécies estudadas diminui em distribuição ou quantidade, ou ambas. 40% da economia mundial se baseiam em produtos e processos biológicos. Os pobres, em particular aqueles que vivem em zonas de baixa produtividade agrícola, dependem muito da diversidade genética do meio ambiente

O DESAFIO DO TRABALHO DECENTE

- Trabalhadores pobres: 1.300 bilhão de pobres no mundo com renda muito baixa para eles e seus familiares consigam superar a linha de pobreza de 2 dólares diários (mais de 43% da força mundial de trabalho.)

- Desempregados: 190 milhões no mundo

- Jovens em busca de emprego: serão mais de 500 milhões de jovens em busca de emprego nos próximos 10 anos

-Seguridade Social: 5.300 bilhões de pessoas sem acesso a nenhuma cobertura de seguridade social

- Acesso a energia: 1.600 bilhão de pessoas sem acesso a energia moderna (quase 1 a cada 4 na atualidade)

- Moradia digna: 1.000 bilhão de pessoas habitam em "casebres", moradias pobres que carecem de serviços essenciais como água potável e saneamento

CIFRAS CHAVE

- O mercado global de produtos e serviços ambientais deveria aumentar dos atuais 1.370 bilhão de dólares ao ano para 2.740 bilhões em 2.020.

- A metade deste mercado se refere à eficiência energética e o resto ao transporte sustentável, fornecimento de água, gestão de serviços sanitários e resíduos

- Existem milhões de empregos verdes nos países industrializados, em economias emergentes e nos países em desenvolvimento: no fornecimento de energia, fontes de energia renovável
eficiência energética, em especial em edifícios e construção
transporte
indústria básica, agrícola e florestal.

- 2.3 milhões de pessoas encontraram novos empregos no setor de energia renovável nos últimos anos, e o potencial de crescimento do emprego neste setor é enorme. O emprego em energias alternativas poderia crescer até 2,1 milhões em energia eólica e 6,3 milhões na solar para 2030.

- As tecnologias limpas constituem o terceiro setor que capta mais capital de risco depois da informação e da"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.