UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

CÂNCER É A NOVA CARA DA AIDS


06/11/2008

Retrovirais ou HIV? Qual seria a causa da incidência de câncer entre os soropositivos.

Desde 2003 casos de linfomas e outros cânceres estão sendo relacionados ao longo tempo de exposição ao HIV e ao tratamento com retrovirais. O assunto tem sido amplamente debatido, sendo inclusive um dos principais temas tratados na reunião do Fórum Ong Aids do Estado de São Paulo ocorrido no início deste mês.

Ainda não se sabe a causa, mas ativistas relatam que os casos de câncer entre os portadores do HIV têm sido diagnosticados com uma freqüência preocupante. A preocupação de entidades representativas do setor é a de garantir maior visibilidade do problema e principalmente preparar o SUS para uma eventual demanda dos serviços de oncologia.

O presidente do Fórum ONG/Aids do Estado de São Paulo, Rodrigo Pinheiro explica que existem três linhas de debates sobre o problema. A primeira acredita que o câncer pode ser provocado pelos efeitos adversos dos antiretrovirais, medicamentos usados para controlar o vírus da Aids dentro do corpo. A outra corrente entende que a longa exposição do soropositivo ao HIV é de fato responsável pelo surgimento do câncer. A terceira e a interação dos antiretrovirais e o HIV.

Para Beto Volpe, fundador do grupo Hipupiara, entidade que atua no litoral norte de São Paulo, a quantidade de soropositivos com câncer é preocupante, ainda que não se tenha o número exato de casos. Não é só o linfoma, são vários tipos de câncer que lançam um tremendo ponto de interrogação sobre qual o futuro das pessoas vivendo com HIV", afirmou o fundador do Hipupiara.

Rodrigo Pinheiro acredita que a situação precisa ser discutida o mais rápido possível. Segundo ele é fundamental a participação de pessoas interessadas e especialistas na questão. "Ainda não temos uma data específica, mas a partir do ano que vem faremos seminários e workshop para tratar deste assunto que não pode mais ser deixado de lado", afirma Rodrigo.

Serviço

Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo

Av. São João,324 - Sala 701 - Centro, São Paulo-SP -CEP: 01036-000

Tel: (0xx11) 3334-0704/Fax: (0xx11) 3331-1284

Assessoria de Imprensa: Marcel Naves: (0xx11) 9397-8956

E-mail: forumongsp@uol.com.br

Site: www.forumaidssp.org.br

Comportamento Sexual e Percepções da População Brasileira sobre HIV-Aids no Brasil

Descrição

A Revista de Saúde Pública, volume 42, Suplemento 1, de Junho de 2008, apresentou os resultados da pesquisa "Comportamento Sexual e Percepções da População Brasileira sobre HIV-Aids no Brasil" nas suas duas edições: 1998 e 2005. Essa pesquisa foi desenvolvida em parceria entre o CEBRAP - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e o Programa Nacional de DST/Aids. Trata-se de uma amostra nacional domiciliar da população urbana, contrastando as grandes regiões do Brasil. Teve a coordenação da Dra. Elza Berquó, coordenadora da área de População e Sociedade do Cebrap e a participação do Dr. Wilton Bussab (FGV-SP), Dr. Francisco Bastos (Fiocruz), Dra.Regina Barbosa (NEPO-Unicamp), Dra.Vera Paiva (USP), Dr. Ivan França (USP), Dra. Sandra Garcia (CEBRAP) - no seu delineamento, acompanhamento e análise dos resultados.

O Suplemento da Revista de Saúde Pública, financiado pelo Programa nacional DST/Aids, visou difundir nacional e internacionalmente, análises sobre mudanças nos padrões de comportamento sexual e percepções sobre HIV/AIDS ocorridas entre 1998 e 2005. Trata-se da produção de uma coletânea de 12 artigos, além da Introdução e da Apresentação. Mais especificamente, estas análises contemplam temas associados ao nível de conhecimento da população sobre as formas de transmissão e situações de risco associadas ao HIV
ao uso do preservativo na primeira relação sexual e em todas as relações sexuais, fixas ou eventuais
à orientação e práticas sexuais
ao conhecimento e preconceito sobre HIV/Aids
ao acesso a testagem anti-HIV
ao uso de drogas e à violência sexual.

O suplemento 1 do volume 42 esta disponível para consulta na SciELO "Comportamento sexual e percepções sobre HIV/AIDS no Brasil, 1998 e 2005"
acesse:

http://200.152.208.135/rsp_usp/

Um aspecto importante da comparação entre esses resultados foi o aumento significativo do uso de preservativo entre a população brasileira, mostrando a eficácia das campanhas educativas do Ministério da Saúde. Além disso, destaca-se que esse aumento foi maior entre os jovens de 16 a 24 anos em relações eventuais. Estes resultados vêm fornecer subsídios ao Programa Nacional DST/Aids para avaliar e reorientar estratégias de intervenção preventivas.HTML

VEJA MAIS:

Programa Nacional de DST e AIDS

Portal Informativo sobre aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, acesse:

http://www.aids.gov.br/main.asp?View={CEBD192A-348E-4E7E-8735-B30000865D1C}&Mode=1

"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.