UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Barack Obama significa que a mudança a favor da paz é possível.


05/11/2008

Hoje, a UGT, através da eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, registra, para a História, que Barack Obama mais do que significar a mudança, confirma que cada um de nós, em qualquer parte do mundo, pode acreditar de novo que a Paz também é possível. Como presidente da UGT acredito ter sido um dos únicos sindicalistas brasileiros que teve a oportunidade de participar da Convenção Democrata em Denver, nos Estados Unidos, que garantiu a indicação de Barack Obama para a disputa presidencial. Lá, nos idos de 21 de Agosto deste ano, o sonho de mudança já contaminava todos. Sonho que se confirma com a eleição de ontem e que nos pauta para confirmar a mudança do mundo inteiro a favor de novos tempos, de muito mais democracia, de muito mais Paz.

Fui aos Estados Unidos a convite de entidades sindicais mobilizadas em torno da campanha de Barack Obama. Um dos eventos ocorreu em um magnífico centro de convenções. Em seguida, nos dirigimos para o Estádio da Pepsi Cola. Vários ônibus traziam lideranças e populares de todos os cantos dos Estados Unidos. O clima era de euforia democrática, de fé nos homens e mulheres que se congregavam para mudar o mundo. E com a confirmação da eleição do primeiro negra para a presidência da Nação mais poderosa do mundo, temos muito que refletir. Aqui no Brasil, principalmente, onde os negros são quase metade da população e aonde, infelizmente, predomina o racismo disfarçado, que à luz do dia tolhe oportunidade de emprego, paga menores salários só por ser negro, retira das famílias negras a oportunidade que oferece aos brancos.

Barack Obama foi eleito por que ocorreram uma série de circunstâncias que motivaram a opinião pública norte-americana e do resto do mundo a fazer essa opção. A humanidade não quer mais as guerras articuladas em cima de interesses de lobbystas do petróleo e do armamento. Por isso, Barak Obama derrotou McCain que foi associado com Bush e sua guerra e sua agressividade contra nações e povos.

Barack Obama foi eleito porque os Estados Unidos e o mundo estão mudando sistematicamente nos últimos 50 anos. Uma mudança a favor da integração dos povos, a favor da Paz, a favor do respeito entre as nações.

No Brasil, com Lula experimentamos o gostinho da mudança com a eleição de um ex-metalúrgico para a presidência. E agora, nesta nova era que se inicia, estamos credenciados para apostar na inclusão social, na geração de oportunidades iguais para negros, mulheres e minorias. E é essa a missão da UGT, a central que mais cresce no Brasil, que continuará sua luta cotidiana e sua mobilização sistemática a favor do Brasil, da Paz e da inclusão social.


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.