UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Apresentação do Orçamento


04/11/2008

Apresentação do Orçamento

A ética e a subordinação aos princípios do Estatuto aprovado em congresso nacional devem permear o relacionamento entre todos aqueles que optaram pela UGT como forma de organização. Contudo a simplicidade e agilidade deve ser a forma de atuação para nosso dia a dia. Para tanto é que apresentamos duas propostas sucintas e sintéticas para que as Estaduais possam fazer suas propostas orçamentárias e que também possam prestar contas dos valores aportados pela UGT Nacional. Todos conhecem a Lei Nº 11.648 que reconheceu formalmente as Centrais Sindicais e define seu aporte orçamentário. Contudo todos tiveram conhecimento também do debate no congresso sobre o controle das verbas a serem repassadas. Sabemos e somos responsáveis de como utilizar os recursos, mas é necessário algum formalismo para deixarmos arquivados e de forma transparente a utilização daquilo que nos foi repassado que é antes de tudo um dinheiro do trabalhador.

Este é o primeiro orçamento numa primeira gestão após a aprovação das Centrais. Portanto não é definitivo, mas a definição do percentual a ser repassado as Estaduais é uma decisão do Órgão Colegiado Permanente da Estrutura Organizacional e Administrativa da UGT Nacional. Neste primeiro momento a proposta é que 90% (noventa porcento) do valor a ser repassado seja utilizado em custeio e instalações e 10% (dez porcento) em atividades que visem o crescimento da UGT através da inserção de novos filiados e em ações como as definidas em seu Estatuto e que dê a UGT maior visibilidade na sociedade. Contudo é importante que o grande foco na utilização dos recursos seja o crescimento da Central e a busca de parcerias que possam aportar novos recursos. Nenhum dinheiro é suficiente, mas o que temos é o bastante para alavancarmos. Para tanto a Secretaria de Finanças manterá uma estrutura de apoio a todas as Estaduais visando não só apoiar a gestão dos recursos, quando necessário como também fornecer todo subsidio necessário para captação de recursos e formação de parcerias.

Em anexo temos o formulário 1 que é o orçamento que a Estadual deverá apresentar para que seja aprovado o repasse de recurso. As Estaduais que já apresentaram não precisam fazer novamente. Apenas a Secretaria de Finanças irá adaptar ao formulário padrão e remeter a Estadual para conhecimento. Como o repasse será realizado trimestralmente, o formulário 2 deverá ser apresentado quando da solicitação do repasse seguinte. Ele servirá também para o acompanhamento de possíveis distorções e novas adaptações de itens. Também é importante que junto com os números a Estadual envie um relato igualmente sucinto das atividades e avanços alcançados no período em sua área de atuação.

A Secretaria de Finanças ficará sempre a disposição e sempre junto da organização e distante da burocracia inútil.


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.