1º Encontro de Avaliação do Projeto Juventude e Sindicalismo

31/10/2008

Colônia de Férias do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Praia Grande, SP

Dias 08 e 09 de outubro de 2008

Realização: UGT - União Geral dos Trabalhadores

Instituto de Promoção Social - IPROS

Apoio: Centro de Solidariedade - AFL-CIO

Apresentação

Como sempre estamos muito felizes em apresentar mais um relatório conclusivo das ações que desenvolvemos no Projeto Juventude e Sindicalismo da UGT Brasil. A realização deste 1º Encontro de Avaliação, já foi assumido e desenvolvido dentro da concepção de Unificação das lutas sindicais com o intuito de ampliar as conquistas da Classe Trabalhadora Brasileira.

Realizamos este encontro na Colônia de Férias do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, aos quais agradecemos imensamente a acolhida calorosa, amiga e solidária. Realizamos nos dias 8 e 9 de outubro de 2008.

Podemos observar neste relatório que este encontro possibilitou avaliar os resultados do Projeto Juventude e Sindicalismo, tanto em nível sindical e social, como nos níveis pessoal e familiar. Com toda a certeza esses jovens são outras pessoas como também se tornaram agentes de transformação social e política.

Desejamos que as informações aqui descritas possibilitem a todas e todos observarem as conquistas da juventude sindicalista da UGT Brasil.

Queremos também chamar a atenção para uma informação importante. Refere-se à aprovação de um primeiro documento contendo as linhas gerais sobre a política da Central para a Juventude, vale deixar aqui registrado que é uma contribuição muito importante dos jovens sindicalistas do Pará, especialmente da dedicação da companheira Tatiana - do Sindicato dos Comerciários e Alberto do Sindicato dos Vigilantes, ambos de Belém, região norte do país.

Qualquer dúvida e ou qualquer acréscimo estamos à disposição de todas e todos.

Um grande abraço e saudações fraternais.

Robson Silva Thomaz - Secretário Nacional Adjunto da Secretaria de Formação da UGT e Diretor Responsável pelo Projeto

Marina Silva - Consultora e Coordenadora do Projeto

Cleoci Aparecida - Terapeuta, Consultora e Educadora Sindical em Gênero, Saúde, Trabalho e Juventude

Objetivos

1 - Promover a integração dos jovens do Projeto Juventude e Sindicalismo da UGT do Sul, Sudeste e Norte do Brasil. Fortalecer os laços de solidariedade e amor, bem como, a troca de experiências, unificando e reafirmando os ideais da juventude para todos @s jovens brasileir@s e latino americanos.

2 - Avaliar os resultados e impactos do Projeto Juventude e Sindicalismo da UGT, nos Sindicatos e Federações, e também nos níveis social, familiar e pessoal.

3 - Analisar os documentos sobre a política da Juventude, elaborando as linhas gerais de uma proposta de Política Nacional da Juventude para a UGT. Aprovar um plano de ação imediato.

Abertura

Marina Silva, Coordenadora do Projeto, deu as boas vindas aos participantes em nome do companheiro Robson Silva Thomaz - diretor, responsável pelo Projeto Juventude e Sindicalismo que se encontra na Venezuela, representando a UGT. Falou sobre a presença do Secretário Nacional da Juventude, Elimar Cavaletto no encerramento do Encontro.

Abrindo o Encontro Marina falou sobre os objetivos da Avaliação e Monitoramento de um projeto e da importância deste Encontro para avaliar a pertinência dos caminhos escolhidos, metodologia e lições aprendidas.

... Ao falar de aprendizado sobre o uso de uma metodologia buscamos refletir sobre como o aprendizado se constrói. Ou, quais são os processos pelos quais as mulheres e os homens se apropriam e constroem o conhecimento? Que prática promoverá o desenvolvimento da autonomia do pensamento? Essa reflexão orientou também a busca das respostas para as questões referentes ao uso que se deu à metodologia no processo de construção e desenvolvimento do Projeto Juventude e Sindicalismo da UGT, região Sul e norte do país.

Concordamos quando se afirma que a questão nuclear na educação hoje não diz mais respeito ao o que" ensinar, ou ao "quanto" ensinar, levando-se em conta a grande explosão de novos conhecimentos gerados no mundo atual. Agora temos que enfrentar principalmente a questão do "como" ensinar. Esse "como" ensinar deve ter ênfase centrada na busca da qualidade do pensamento e não na quantidade de informações. Só a qualidade do pensamento vai garantir a qualidade do conhecimento, uma vez que este é gerado, transformado e aplicado pelo pensador.

Existe um bom número de expressões e palavras dentro do novo discurso pedagógico que estão no limiar de se transformar em chavões. Algumas delas são: "aprender a aprender"
" aprendizado centrado no sujeito"
"aprendizado autônomo e cooperativo"
"aprender a ser crítico e criativo"