UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

A melhor eleição democrática do Mundo


08/05/2009



Há uma pesquisa num site com informações jornalísticas, até certo ponto muito agradável para nós brasileiros. Diz o site G1, da Rede Globo, que o Brasil obteve nota máxima na escolha dos países com as eleições mais democráticas do mundo. A responsabilidade dessa promoção é da ONG (Organização Não Governamental) e- Parliament( Democracia para a América), com sede em Copenhagem, Dinamarca. Numa escala de 0 a 12 o Brasil obteve 12 pontos juntamente com Estados Unidos, Canadá e Argentina. Cuba China e Coréia do Norte ficaram empatados com apenas um ponto. A pesquisa aponta ainda que Líbia, Brunei, Mianmar e Arábia Saudita são alguns dos países que aparecem no fim da tabela, com nota zero. Os resultados foram publicados nesta sexta-feira (8).

Este é o primeiro índice mundial do respeito aos princípios democráticos nas eleições e revela, além disso, que alguns Estados europeus estão atrás de certos países africanos. A América Latina, Central e o Caribe se encontram entre as regiões com as eleições mais democráticas do mundo, com exceção de Cuba.Guatemala e Colombia obtiveram nota 8 enquanto que a Venezuela, de Hugo Chávez ficou com 9 e a Bolívia, de Evo Morales, 11, encostada no Brasil..A e-Parliament é uma associação que milita pela democracia parlamentar no mundo. O estudo examinou os critérios de liberdade de candidaturas, condições de registros eleitorais, processos de apuração e liberdade de expressão nas campanhas eleitorais.

Para aqueles sindicalistas que viveram e sofreram com um regime ditatorial implantado com o golpe militar de 1964, a notícia não deixa de ser importante. Até porque o brasileiro se viu impedido de exercer o seu direito cívico de votar para a maioria dos cargos majoritários(prefeito, governador e presidente). Sem contar também as violências que os generais do Poder impunham contra a imprensa, sindicatos e artes. Esse resultado é uma demonstração de que políticamente o Brasil está no caminho certo. Lógico que falta muita coisa, mas comparando com o que tínhamos em termos de liberdades, acredito que já é uma grande conquista.

Essas informações vêm justamente numa época em que o Congresso Nacional vive um momento difícil em virtude de inúmeras denúncias de atos ilícitos praticados pelos legisladores, eleitos democraticamente através do voto direto e secreto. Que a esfera máxima do Poder Judiciário cassa mandatos de políticos (vereadores, prefeitos e deputados), acusados de diversas irregularidades durante a campanha eleitoral. São denúncias que maculam a imagem do Parlamento brasileiro e de políticos. Mesmo assim, eleições democráticas como as realizadas no Brasil são de fato merecedora da nota máxima conferida pela ONG dinamarquesa.

No mais, Viva o a Democracia Nota 12 do Brasil.

(Marcos Afonso de Oliveira é Secretário Nacional de Divulgação e Comunicação da União Geral dos Trabalhadores -UGT)


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.