UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

28 DE OUTUBRO: DIA DO SERVIDOR PÚBLICO


28/10/2008

28 DE OUTUBRO: DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Aldo Liberato, secretário nacional do Servidor Público da UGT.

Servidor pode ser definido como aquele que toma posse de um cargo público, seja municipal, estadual ou federal. Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a denominação de funcionário público foi substituída pela de servidor. Mas a profissão é muito mais antiga.

Desde a antiguidade, com os mesopotâmicos, egípcios, depois gregos e romanos, o serviço público é uma tarefa importante, destinada não aos nobres, mas antes aos mais qualificados. O lema dos cônsules romanos era: videant consules ne quid res publica detrimenti capiat. Em português, providenciem os cônsules para que a república não seja prejudicada".

Processo reverso

A importância e dignidade do servidor público se manteve perene ao longo da História. O escriba egípcio, responsável pela fiscalização das colheitas e provisão de mantimentos à população, dentre outras importantes funções, era um dos cargos mais cobiçados. Tristemente, contudo, assiste-se hoje a um processo inverso. Os servidores públicos são constantemente prejudicados por políticos inescrupulosos, que vão pela contra-mão da história, seja por insensatez ou, na melhor das hipóteses, por ignorância, desvalorizando suas funções. E, o que é ainda pior, os servidores são injustiçados pelas ingerências dos maus administradores.

Importante e disputada carreira

No caso específico do Brasil, o servidor tem uma história da qual deve muito se orgulhar. Destarte a burocracia estatal, que precisa ser combatida, e os maus exemplos, comuns a qualquer profissão, o servidor sempre serviu a nação com honradez. As carreiras são disputadas, como se vê em milhares de concursos Brasil afora. Mas, muitos destes candidatos se esquecem de que a essência da carreira pública é zelar pelo bem comum, independentemente do cargo pleiteado.

Mesmo aquele que se enquadra em contrato de trabalho e não em concurso deve estar ciente do que significa o verbo servir. Nestes tempos em que o enxugamento do aparato estatal é uma tendência mundial, deixando a sociedade desprotegida, obrigada a pagar por qualquer serviço a despeito dos impostos que já desembolsa, é preciso mais que lembrar o Dia do Servidor Público. Devemos mostrar, no 28 de outubro, que o servidor precisa de remuneração e condições de trabalho dignas. Pelo bem-estar social!

A todos os servidores públicos municipais, estaduais e federais:

A UGT DEIXA O SEU RESPEITO E GRATIDÃO! "


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.