28/10/2008

RELATÓRIO

Evento: Seminário Formación de Tutores para Responsables Nacionales de Programas de Educación a Distancia"

Local: INCASUR - Buenos Aires 21 e 22 de outubro de 2008.

Participantes: Sidnei de Paula Corral e Robson Silva Thomaz

Este evento teve como objetivo principal a construção coletiva de critérios para o desenvolvimento de programas de educação à distância no Cone Sul. Para tanto deve ser analisada a viabilidade política, técnica e logística para a construção de uma rede de educação a distancia para as organizações sindicais.

No primeiro dia do seminário foram apresentados os pontos positivos e os obstáculos ao desenvolvimento de um programa de educação à distância. Os aspectos positivos estão diretamente relacionados com a facilidade de se levar uma atividade a locais distantes, com a redução de custos e a melhor utilização das TIC (tecnologias de informação e comunicação).

Cabe lembrar que o ensino à distância tem crescido muito em nosso país, e que a formação e capacitação de quadros sindicais podem se beneficiar da educação virtual.

O desenho e a implementação de um programa de educação à distância devem superar os obstáculos da falta de maior conhecimento das técnicas pedagógicas, e da utilização de plataformas e ferramentas específicas por parte do movimento sindical. Também a formação de tutores é um novo desafio para as organizações sindicais, além de um necessário investimento em equipamentos e pessoal especializado.

Neste seminário os participantes debateram sobre as diferenças entre a elaboração de um texto escrito e um hipertexto, e sobre as características da linguagem escrita utilizada em cada um deles. Também foram apresentados e debatidos os recursos empregados para facilitar e tornar mais atraente a navegação do aluno.

Outro ponto destacado foi a importância do perfil adequado do tutor e o eu comportamento ético, essenciais para o sucesso da atividade.

É bom que se destaque que os conteúdos a serem abordados em um curso à distância, são de responsabilidade política de cada organização sindical, bem como os objetivos do programa e a metodologia a ser empregada.

Neste evento participaram companheiros ugetistas do Ceará e da região Cento Oeste, o que pode facilitar a discussão e elaboração de uma proposta de um Programa de Educação a Distância da UGT.

Sidnei de Paula Corral

Robson Silva Thomaz "