UGT-AM participa de reunião para definir a implantação da Fundacentro

11/04/2017

Envolvida no projeto de implantação da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) no Amazonas, a União Geral dos Trabalhadores (UGT-AM) participou de uma reunião sobre a implantação de uma Unidade Descentralizada da instituição no Estado.

O encontro aconteceu nesta quarta-feira (05, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e reuniu representantes de vários setores da sociedade civil e do poder público municipal e estadual.

“A União Geral dos Trabalhadores do Amazonas, juntamente com os sindicatos filiados, apoia a vinda da Fundacentro para o nosso Estado desde o início. Por ser uma instituição de referência no mundo devido ao seu trabalho no campo da pesquisa relacionada à segurança e à saúde dos trabalhadores, entendemos ser de suma importância a implantação de uma unidade aqui no Amazonas, tendo em vista a existência de um polo industrial em Manaus e estarmos entre as dez capitais de maior renda per capita do País”, disse Antonio Mardonio, presidente da UGT-AM.

O presidente da Fundacentro, Paulo Ricardo Arsego, falou da importância da pesquisa na instituição no contexto da segurança e saúde no Brasil. Mostrou como funciona a instituição, como é composto o Conselho Curador, qual o papel da Diretoria Executiva, os órgãos de assessoramento, bem como as áreas temáticas. Arsego discorreu sobre a complexidade do mundo contemporâneo, os novos paradigmas, desafios e conceitos no meio ambiente de trabalho, além do tratamento que a Fundacentro dá em relação à informação. Demonstrou a atuação nas onze linhas de pesquisa e encerrou apresentando os produtos da instituição, como as publicações e o programa de pós-graduação.

Ao final, Paulo Ricardo Arsego garantiu que dará prioridade ao projeto do Amazonas, haja vista que existem projetos de implantação em outros estados. Disse que os próximos passos serão promover novas reuniões para definir meios de obtenção de recursos e muita articulação política tanto em Brasília quanto na capital amazonense no sentido de viabilizar a implantação da Unidade Descentralizada em Manaus. Por outro lado, Arsego destacou que um dos grandes desafios será encontrar profissionais para atuarem na nova unidade.

A Fundacentro é um órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que atua com linhas de pesquisas voltadas para a segurança e saúde dos trabalhadores, bem como a produção e difusão de conhecimentos, visando ao desenvolvimento sustentável, com crescimento econômico, equidade social e proteção do meio ambiente.

Categorizado em: Geral, UGT - Amazonas,