UGT-MG orienta entidades filiadas a fecharam as portas no dia 28 de abril

10/04/2017

A Operativa da União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 10/04. O objetivo foi deliberar, dentre outros assuntos, sobre greve geral convocada para o dia 28 de abril, em todo o país, em protesto às propostas de reformas da Previdência e Trabalhista e contra a terceirização irrestrita.

A UGT-MG, que já havia manifestado total apoio à paralisação geral, conclama os sindicatos filiados a reforçarem a convocação junto às suas bases, orientando-as a também paralisarem suas atividades no dia 28/04. Inclusive, que os próprios sindicatos fechem suas portas e dispensem seus funcionários, promovendo e participando de atos públicos, manifestações e protestos.

Como afirmou o presidente da Central, Paulo Roberto da Silva, as reformas em curso afetam toda a sociedade e é urgente que o movimento sindical abrace esta causa. “Temos que fazer a nossa parte. Os trabalhadores e a população esperam isso de nós”, reforçou Paulo Roberto.

É consenso que as entidades sindicais têm um papel fundamental no sentido de conscientizar os trabalhadores de suas bases e a necessidade de unir forças e reagir para evitar retrocessos.

Greve unitária

Conforme a UGT-MG anunciou em informes anteriores, a greve geral do dia 28/04 está sendo convocada de forma unitária pelas diversas centrais sindicais. Em Minas Gerais têm sido feitas sucessivas reuniões entre os representantes das entidades para definir detalhes da organização, assim como a estrutura e logística necessárias. A próxima reunião será nesta terça-feira, 11/04.

Em sua reunião na manhã de hoje, 10.04, a Operativa da UGT-MG elencou uma série de ações como propostas para mobilizar os trabalhadores e os diversos segmentos sociais, populares e estudantis e, assim, garantir o sucesso da greve. Entre as quais, divulgação por meio de panfletagem e colocação de faixas em locais estratégicos, carros de som circulando pela cidade, anúncios em outdoor, busdoor e emissoras de rádio, entre outras.

Por que protestar?

O panfleto unificado produzido pelas centrais em nível nacional, e que será reproduzido em Minas Gerais pelas estaduais, cita, de forma objetiva e pragmática, três motivos para pararmos o Brasil em 28 de abril: 1) O governo quer que a gente morra de trabalhar sem aposentar; 2) Reforma Trabalhista acaba com direitos históricos; 3) terceirização precariza o trabalho.

O panfleto está sendo disponibilizado às entidades sindicais e aqueles que tenham interesse poderão imprimi-lo para distribuição geral e irrestrita.

Plenária Sindical, Popular e da Juventude

A plenária será realizada no dia 12/04, em uma grande tenda a ser montada na Praça da Estação, das 9h às 13h, com a participação de lideranças sindicais, de associações, de movimentos populares e sociais. Trata-se de uma plenária preparatória à greve geral.

Fonte: UGT Minas Gerais

Categorizado em: UGT - Minas Gerais,