CSA realizou encontro sobre desenvolvimento econômico na América

07/04/2017

A Confederação Sindical de Trabalhadores das Américas (CSA) realizou, nos dias 04 e 05 de abril, em São Paulo, a reunião do Grupo de Trabalho sobre Desenvolvimento e Integração Hemisférica (GTDIH).

O encontro reuniu dirigentes sindicais de diversos países da América latina e Caribe, tendo como objetivo a ampliação de um debate sobre o cenário político dessas regiões e avaliando quais os principais desafios que a classe trabalhadora precisa superar.

Entre os principais pontos, estiveram as ações de enfrentamento às empresas multinacionais. “Nós da UGT temos um trabalho importante junto a essas empresas, pois para os países mais pobres, sobre o argumento da geração de emprego e renda na região, muitas dessas multinacionais escondem graves violações aos direitos humanos, muitas vezes promovendo análogos a escravidão, evasão de divisas, entre outras irregularidades”, diz Ricardo Patah, presidente nacional da UGT.

Outro tema abordado no encontro teve a ver com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (os ODS) e a Agenda 2030, que é um plano de ação global para que no ano de 2030 seja possível alcançar o desenvolvimento sustentável.

Para Gustavo de Pádua, secretário da Juventude da UGT, a reunião foi boa e mostrou que a CSA está vendo os ODSs com aspectos relevantes e estratégicos para o movimento sindical.

Categorizado em: Geral,