Seminário Regional Sul O Trabalhador e a Saúde Suplementar""

20/10/2008

Dando prosseguimento aos eventos de formação e qualificação de seus dirigentes, as Centrais Sindicais, o DIEESE, o DIESAT e a ANS promoveram mais um Seminário.

A UGT participou de mais um Seminário sobre Saúde Suplementar com uma delegação dos estados do Sul e a Secretária Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho Cleonice Caetano Souza esteve presente
e como sempre, defendeu a nossa bandeira da defesa do Sistema Único de Saúde - SUS, mas lembrou a importância de nossos dirigentes sindicais adquirirem conhecimento e disposição na luta por planos de saúde privados que atendam as necessidades dos trabalhadores e usuários em geral.

Dentre inúmeras questões, as centrais sindicais tiveram como temas para discussão neste evento a melhoria no atendimento ao trabalhador
a construção de políticas de controle social também sobre a saúde suplementar
ampliação do rol de procedimentos em saúde do trabalhador nos contratos das operadoras
entre outros temas relevantes.

Na programação do evento além dos trabalhos de grupos, contou-se com a exposição de palestrantes sobre os temas: Questões Fundamentais da Relação entre Saúde Pública e Saúde Suplementar
Questões Fundamentais da Relação entre Saúde do Trabalhador e Saúde Suplementar e, Papel da ANS na Regulação dos Planos Coletivos. Neste novo encontro aprofundaram-se grandes temas levantados durante o Seminário Nacional realizado em agosto em São Paulo.

Durante o primeiro dia os participantes debateram os temas propostos, e se organizaram em grupos de discussão no levantamento de problemas regionais para no segundo dia, após o trabalho de grupo, apresentarem suas propostas em plenária.

Estes encontros fazem parte de um projeto maior que, além da sensibilização do movimento sindical em questões da saúde suplementar, pretende ouvir todos os segmentos que participam deste processo, como operadoras, prestadores e beneficiários. Ainda durante o Seminário, os participantes responderam a um questionário que pretende identificar mais detalhadamente os problemas enfrentados pelos beneficiários de planos coletivos em relação aos planos de saúde.

A organização das informações levantadas em uma grande pesquisa de grupos focais também será feita pelo DIEESE
por fim o DIEESE organizará cursos de capacitação sobre temas ligados ao setor, como parceria de acordo firmado com a ANS durante o Seminário Nacional. O próximo Seminário será na Região Nordeste, nos dias 11 e 12 de Novembro, em Recife e o das regiões Norte e Centro-Oeste nos dias 26 e 27 de Novembro em Brasília.