UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT apoia CPI da Previdência


22/03/2017

Durante o Ciclo de Debates realizado em Curitiba-PR, dia 21/03, o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah (foto), juntamente com todos os dirigentes das federações e sindicatos filiados à UGT no estado do Paraná, declararam total e irrestrito apoio à CPI da Previdência, protocolada em 21/,3 pelo senador Paulo Paim (PT-RS), cujo pedido é de criação de uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) para investigar a situação financeira da Previdência Social. Com 50 assinaturas de senadores favoráveis à criação da CPI e acompanhado de apoiadores da ação, Paim levou o pedido à Mesa. Para ser instalada uma CPI são necessárias, no mínimo, 27 assinaturas.

 

Espero que nenhum senador recue. Estou convicto que se eu tivesse mais tempo nós chegaríamos a 81 assinaturas — declarou o senador que se dirigiu ao Plenário com pedido após audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH).

 

Aos gritos de “CPI já” e “Não à reforma da Previdência”, Paim foi acompanhado por sindicalistas e manifestantes favoráveis ao requerimento. A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) participou do ato e destacou a participação favorável da bancada feminina na ação.

 

Todas as 13 senadoras assinaram o requerimento. Isso mostra todo o entendimento que se tem de que a proposta de reforma da previdência é um atentado aos interesses do povo, do trabalhador brasileiro, mas em especial a nós mulheres — disse a senadora.

 

Segundo dados apresentados por Paim, uma enquete realizada pelo DataSenado no início deste mês indicou que 93% dos internautas entrevistados são favoráveis a CPI da Previdência. A maioria (87%) também acredita que a CPI auxiliará no debate da reforma previdenciária.

 

Prazo:

 

De acordo com o requerimento, a comissão de inquérito terá um prazo de 120 dias para a realização dos seus trabalhos, prorrogáveis por igual período, e será integrada por 13 membros titulares e 13 suplentes.

 

O objetivo da CPI é a verdade. Mostrar primeiro que há superávit, combater a fraude, a sonegação e a corrupção — declarou Paim.

 

Com a apresentação do requerimento, a Mesa deverá agora realizar a conferência das assinaturas. Os senadores podem retirar ou acrescentar seus nomes na lista até a meia-noite desta terça-feira. Passado esse prazo, caso sejam confirmadas as assinaturas suficientes, os líderes partidários já podem indicar representantes para integrar a comissão.

 

Não há prazo determinado para que as indicações sejam feitas ou para a instalação da CPI após a escolha dos indicados. Caso haja demora excessiva das lideranças, o presidente do Senado pode, a seu próprio critério, indicar os nomes. A CPI só poderá ser instalada quando todos os seus membros titulares estiverem nomeados. Paim disse esperar que os trabalhos tenham início até a metade do mês de abril.

 

Por sua vez, Ricardo Patah, conclamou a todos os dirigentes que pressionem os senadores dos seus estados no sentido de pressionarem o presidente do Senado, Eunício de Oliveira (PMDB/CE), para que seja instalada e comece o mais breve possível os trabalhos da CPI.

 

Veja a lista dos senadores citados por ele:

 

1 - Paulo Paim (PT-RS)             26 - Paulo Rocha (PT-PA)

2 - Ana Amélia (PP-RS)             27 - Jader Barbalho (PMDB-PA)

3 - Lasier Martins (PP-RS)          28 - Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

4 - Dário Berger (PMDB-SC)  29 - Davi Alcolumbre (DEM-AP)

5 - Alvaro Dias (PV-PR)  30 - João Capiberibe (PSB -AP)

6 - Roberto Requião (PMDB-PR)  31 - Ângela Portela (PT-RR)

7 - Gleisi Hoffmann (PT-PR)  32 - Maria do Carmo (DEM-SE)

8 - Marta Suplicy (PMDB-SP)  33- Eduardo Amorim (PSDB-SE)

9 - Romário (PSB-RJ)          34 - Antônio Carlos Valadares (PSB-SE)

10 - Lindbergh Farias (PT-RJ)  35 - Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)

11 - Simone Tebet (PMDB-MS)  36 - Ciro Nogueira (PP-PI)

12 - Magno Malta (PR-ES)          37 - Elmano Ferrer (PMDB-PI)

13 - Rose de Freitas (PMDB-ES)  38 - Regina Sousa (PT-PI)

14 - Ronaldo Caiado (DEM-GO)  39 - José Pimentel (PT -CE)

15 - Lúcia Vânia (PSB-GO)          40- José Maranhão (PMDB- PB)

16 - Cristovam Buarque (PPS-DF)  41- Fátima Bezerra - (PT-RN)

17 - Reguffe (Sem partido-DF)  42 - Humberto Costa - (PT-PE)

18 - Hélio José (PMDB-DF)          43 - Waldemir Moka (PMDB-MS)

19 - José Medeiros (PSD-MT)  44 - Kátia Abreu (PMDB-TO)

20 - Ivo Cassol (PP-RO)  45 - Pedro Chaves (PSC-MS)

21 - Sérgio Petecão (PSD-AC)  46 - Thieres Pinto (PTB-RR)

22 - Jorge Viana (PT-AC)          47 - Eduardo Braga (PMDB-AM)

23 - Lídice da Mata (PSB-BA)  48- Wellington Fagundes (PR-MT)

24 - Roberto Muniz (PP-BA)     49 - Ricardo Ferraço  (PSDB-ES)

25- Otto Alencar (PSD-BA)          50 - Cidinho Santos (PR-MT)

 

Fonte: UGT Paraná


Categorizado em: UGT - Paraná,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.