UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Saúde do brasileiro será tema de pesquisa nacional


08/10/2008

Com o apoio do IBGE, serão obtidas informações sobre o perfil dos usuários dos serviços da saúde e o comportamento da população com respeito ao fumo.

O Ministério da Saúde investirá R$ 1,5 milhão para a realização de pesquisas sobre a saúde da população e o comportamento do brasileiro com respeito ao tabagismo. O anúncio foi feito pelo ministro José Gomes Temporão, no Rio de Janeiro (RJ). Segundo ele, o trabalho será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que, simultaneamente, conduzirá a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). As perguntas relacionadas à saúde estarão agregadas ao questionário que será preenchido por meio de entrevistas realizadas com moradores de 150 mil residências em todo o país.

Um terço dos domicílios da amostra, aproximadamente 50 mil, responderá à Pesquisa Especial de Tabagismo (Petab), realizada em outros 15 países. Na Petab, o tema tabagismo será aprofundado por meio de 91 perguntas dirigidas ao fumante diário, ao fumante ocasional e ao ex-fumante sobre os produtos do tabaco que emitem fumaça (cigarro, charuto, cigarrilha etc.) e aqueles que não emitem fumaça (rapé, fumo de mascar etc.). O hábito de fumar, o fumante passivo, a exposição à mídia relacionada ao tabaco e as tentativas e os métodos para cessar o vício também serão abordados.

A questão da prevalência do tabagismo é importante porque nós teremos mais um dado para planejar e pensar as estratégias de combate ao tabagismo. É muito importante que possamos antecipar e propor novas estratégias de educação e de informação, para manter e reduzir cada vez mais a prevalência do tabagismo no Brasil", disse o ministro.

SUPLEMENTO DE SAÚDE - Além da Petab haverá ainda 163 perguntas que compõem o Suplemento Saúde da Pnad 2008. Dentro das características de saúde dos moradores, serão abordados temas como o cadastramento dos domicílios na unidade do Programa Saúde da Família (PSF)
a existência de doenças como hipertensão, asma, diabetes, depressão, cirrose
além da cobertura de plano de saúde
acesso a serviços de saúde
número de consultas médicas no ano
utilização de medicamentos de uso contínuo
recebimento gratuito de medicamentos
consultas ao dentista
vacinação, internação e atendimentos no domicílio.

Em relação à saúde da mulher, a Pnad levantará informações sobre a realização de mamografia e o exame preventivo para câncer do colo do útero, entre outras. Na parte de saúde dos moradores, há também 10 perguntas sobre violência e acidentes de trânsito e sedentarismo (horas assistindo TV, utilização de computador e videogame). Outros temas pesquisados serão as características de mobilidade física e os fatores de risco à saúde, que incluem perguntas sobre a capacidade de realizar trabalhos domésticos (levantar objetos pesados, subir escada, empurrar mesas), a realização de exercícios físicos ou esporte.

SOBRE A PNAD - O sistema Pnad foi criado com a finalidade de produzir informações para o estudo e o planejamento do desenvolvimento socioeconômico do país. A coleta das informações da Pnad 2008 começa, a partir desta semana, em aproximadamente 150 mil domicílios, distribuídos por todos os estados brasileiros. Uma equipe de cerca de 2.500 entrevistadores participarão da coleta das informações, prevista para terminar em dezembro. O tempo estimado para cada entrevista é de uma hora e meia. A divulgação dos resultados da Pnad 2008 será no próximo ano.

A pesquisa básica terá 251 perguntas e investigará as características dos domicílios, dos moradores, migração, educação, trabalho e rendimento, trabalho infantil, questionando, por exemplo, o número de cômodos dos domicílios, a existência dos serviços de abastecimento de água, rede de esgoto, coleta de lixo, energia elétrica, telefonia móvel e convencional, e os bens duráveis presentes, entre outras informações. São Paulo é o estado onde será visitado o maior número de domicílios (17.580), seguido por Minas Gerais (14.154), Bahia (13.874), Rio Grande do Sul (12.324) e Rio de Janeiro (11.841)."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.