Chiquinho quer mais transparência nos índices do Governo

30/09/2008

O Secretário de Organização e Políticas Sindicais da UGT ( União Geral dos Trabalhadores) Nacional, Chiquinho Pereira, afirmou nesta terça-feira (30) que é positivo verificar a queda do desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas do país (que atingiu 7,6% em agosto frente 9,5% no mesmo mês do ano passado)". Ressaltou, contudo, que "é preciso mais transparência, explicando em quais setores da economia o emprego e o desemprego crescem mais
nos primários ou nos tecnologicamente de ponta da economia, pois isso sinaliza qual a natureza, qual o tipo do crescimento não só do emprego, mas também da economia como um todo", avalia Chiquinho.

Para o Secretário da UGT, "Mesmo que haja o crescimento do registro em carteira assinada, precisamos saber o por que de termos quase 60% da população ocupada sem registro em carteira". O Brasil, na opinião de Chiquinho Pereira, precisa crescer mas sem diminuir os direitos dos trabalhadores. "Um país moderno não se constrói com o aviltamento dos direitos trabalhistas. A inclusão do Brasil em setores modernos da economia não pode se dar com uma maior exclusão dos trabalhadores dos seus direitos básicos da cidadania", enfatizou

A UGT prepara para a primeira quinzena de dezembro um seminário nacional intitulado "O movimento sindical brasileiro: balanço histórico e desafios futuros".Na oportunidade, segundo Chiquinho Pereira, serão discutidos temas que "permitirão ao movimento sindical construir uma nova agenda sindical para o século XXI. E, nessa perspectiva, o combate e a eliminação do trabalho informal e precário constituem um dos grandes desafios a ser superado. "Não queremos uma cidadania pela metade, mas completa," concluiu o dirigente da UGT."