UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

SAÚDE E SEGURANÇA: Comissão tripartite define cronograma


30/09/2008

Trabalho começa pelas atividades econômicas com maior gravidade de acidentes

Da Redação (Brasília) - Indústria da construção e transporte rodoviário de cargas são os setores econômicos que, em um primeiro momento, serão alvo de ações e políticas preventivas de acidentes e doenças do trabalho. Essa foi a decisão tomada pela Comissão Tripartite de Saúde e Segurança do Trabalho, em sua primeira reunião de trabalho, realizada hoje (29) em Brasília.

A comissão - composta por representantes dos ministérios da Previdência Social, da Saúde e do Trabalho e Emprego e dos trabalhadores e empresários -, também marcou para 24 de novembro, em São Paulo, a apresentação de um plano de trabalho com as ações e iniciativas que serão tomadas para combater os acidentes e doenças do trabalho desses dois setores.

O trabalho da comissão está sendo feito com base nas informações do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho de 2006, elaborado pelos ministérios da Previdência Social e do Trabalho e Emprego.

A decisão da comissão em começar o trabalho de prevenção pelos setores da construção - edificações, obras viárias e construções de estações e redes de distribuição de energia elétrica - e do transporte rodoviário de cargas tem uma razão muito forte: juntos, os dois segmentos são responsáveis por 28% da mortalidade no país e 18% de incapacidades permanentes para o trabalho.

O diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência Social, Remigio Todeschini, faz uma avaliação positiva dos trabalhos da comissão até o momento. Não poderia estar melhor, pois é a primeira vez que trabalhadores e empregadores sentam juntos para definir, de fato, um plano de ação na área de Saúde e Segurança do Trabalho".

Na comissão, os empresários são representados pelas confederações nacionais do Comércio, Indústria, Agricultura e Pecuária, Transporte e Instituições Financeiras. Os trabalhadores participam com representações da Central Única dos Trabalhadores, da Força Sindical, da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, da União Geral dos Trabalhadores e da Nova Central Sindical dos Trabalhadores.

A comissão foi criada em maio, pelos ministros da Previdência Social, da Saúde e do Trabalho e Emprego, com três objetivos: revisar e ampliar a proposta da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador
propor o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho e elaborar o Programa Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho.

"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.