UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Tecnologias podem gerar milhões de empregos, diz UGT


26/09/2008



As tentativas mundiais de frear o aquecimento global através da geração de empregos, segundo constatação feita pela OIT(Organização Internacional do Trabalho), através do relatório Empregos Verdes: Trabalho Decente em um Mundo Sustentável é uma feliz iniciativa. A opinião é do Secretário Nacional da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Canindé Pegado, ao comentar a nota divulgada na quarta-feira (24). Contudo o líder sindical deixou claro de que o movimento sindical precisa se preparar para essa nova geração de emprego denominadas empregos verdes", que estão relacionados às novas tecnologias ambientais.

Além dos empregos que já vêm sendo gerados, o relatório da OIT ressalta que dezenas de milhões de outros postos de trabalho podem surgir com o investimento em tecnologia ambiental. Na área de energias renováveis, por exemplo, já existem 2,3 milhões de empregos, mas a OIT espera que se gerem 20 milhões até 2030. Na agricultura, 12 milhões de novos postos de trabalho podem surgir da produção de biomassa. No Brasil, a área mais promissora é a de reciclagem onde 500 mil pessoas já estão empregadas, reciclando ou reaproveitando materiais.

Canindé Pegado lembra que a UGT, com pouco mais de um ano de existência, sempre defendeu a qualificação profissional para que o trabalhador brasileiro acompanhe os avanços tecnológicos e tenha condições de disputar o mercado em termos de igualdade. Pegado diz que com essas inovações anunciadas pela OIT não é nada diferente, muito pelo contrário, requer um preparo mais primoroso. No caso da reciclagem, fez referência a milhares de trabalhadores que estão envolvidos nessa área coletando material pelas ruas mas sem conseguir um rendimento mínimo para uma vida digna."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.