UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Importante avanço no relacionamento entre Parlamento do MERCOSUL e o Parlamento Andino


12/05/2009

Durante a XVII Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL, o Presidente, Dr. Ignacio Mendoza Unzaín, recebeu a Presidenta do Parlamento Andino, Dra. Ivonne Baki, quem participou do transcendente debate sobre o fortalecimento do PARLASUL e a definição da proporcionalidade, compartindo com o Pleno a experiência e o processo do PARLANDINO desde sua criação.

Neste sentido, o Parlamento do MERCOSUL deu um novo passo en seu posicionamento no cenário internacional, reafirmando a voz das instâncias parlamentares nos processos de integração e na definição das políticas públicas regionais.

Durante a ocasião, os presidentes de ambas instituições assinaram uma declaração conjunta na que expressaram seu compromisso com a defesa da democracia, as liberdades fundamentais, os direitos humanos, e o desenvolvimento sustentável através do fortalecimento da educação, a ciência e a tecnologia.

Assim também, reafirmaram o propósito de consolidar as relações entre os Parlamentos mediante ações concretas que contribuam a uma melhor interação e cooperação com o objetivo de abordar temas de interesse regional, harmonizar normativas e contribuir à complementação das economias dos países sul-americanos.

Finalmente, o Dr. Mendoza e a Dra. Baki coincidiram na necessidade de fortalecer o trabalho conjunto dentro do Componente Latino-Americano da Assembléia EUROLAT a fim de alcançar consensos que respondam aos interesses da região no marco da relação estratégica com a União Européia.


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.