Formação ugetista discute o atual momento político e econômico do país

27/09/2016

Os desafios do movimento sindical brasileiro frente a atual crise política e econômica. Esta foi uma das principais abordagens do 4º Curso de Formação Política e Sindical promovido pela União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT-RJ) entre os últimos dias 20 e 22, em Teresópolis, Região Serrana.

Secretário Geral da UGT-RJ, Álvaro Garcia Sanches, na ocasião representando o presidente Nilson Duarte Costa, abriu a programação dando as boas vindas às 46 lideranças participantes. Ele falou sobre a importância da iniciativa para a qualificação dos formandos e para a central estadual ugetista, hoje a maior no Rio em número de entidades filiadas e de trabalhadores representados.

Tendo como tema central ‘O movimento sindical atual e o papel político dos dirigentes sindicais’, o curso foi ministrado pelo mestre em Educação Erledes Elias da Silveira. Assessor da Secretaria de Organização Político-Sindical da UGT Nacional, ele destaca que a formação propõe-se a discutir tudo o que envolve a luta do movimento sindical.

“É importante, contudo, estarmos atentos para o compromisso ideológico que temos na sociedade, entendendo e compreendendo que o movimento sindical não está voltado apenas para discutir a relação capital x salário, a luta por salários, por melhores condições de trabalho, pela reposição salarial, pela carreira etc, mas também as questões de interesse da sociedade”, esclarece o educador.

Para Gilberto Cesar Alencar, vice-presidente do Sindicato do Asseio e Conservação do Rio (Siemaco-Rio), a formação representou “uma oportunidade a mais para adquirir novos conhecimento, para que possamos oferecer à categoria um serviço de melhor qualidade”, afirmou ele, acrescentando, ainda:  “o professor Erledes tem grande conhecimento e toca o curso de forma didática, prendendo a atenção de todos. Estou muito satisfeito e levando uma boa bagagem para somar com a categoria”.

O dirigente destaca, ainda, o empenho da direção estadual da UGT na formação e fortalecimento das lideranças. “Agradeço à UGT, ao nosso companheiro Nilson Duarte Costa, por esta formação. A UGT tem se preocupado com os sindicatos filiados. É com essas atitudes que vamos fazer com que nossa central sindical faça a diferença”, conclui.

Diretora do Sindicato da Construção Civil de Duque de Caxias (Siticommm), Márcia Cristina de Lima foi mais uma das lideranças que concluiu a formação. Para ela, “o curso foi espetacular, renovando nossos conhecimentos em termos sindicais”.

Há 6 anos atuando no sindicalismo, ela se diz muito feliz em fazer parte dessa estrutura. Ela chamou a atenção para a forma tranquila como o grupo interagiu durante a formação. Em termos de conhecimento, garante, “ficamos todos deslumbrados. É o que os sindicatos precisam para se renovar, encarar as dificuldades de hoje do nosso país. Um curso inovador”, conclui.

Participaram, ainda, do curso outras lideranças ligadas aos sindicatos de Vigilantes de Petrópolis, Técnicos de Enfermagem (Sintec), Artesãos da Baixada (Soiabaixada), Asseio de Niterói (Sintacluns), da Construção Pesada (Sitraicp), dos Trabalhadores do Detran (Sindetran), dos Marinheiros e Moços de Máquinas em Transporte Marítimos (Sindifogo), dos Corretores de Imóveis (Sindifogo) e de Telecomunicações de Campos (Sintel Campos).

Fonte: UGT Rio de Janeiro

Categorizado em: UGT - Rio de Janeiro,